TUSCA SOCIAL E DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DOAM TAMPINHAS PARA A MATERNIDADE


Tampinhas e lacres serão vendidos e o dinheiro revertido para a reforma da Maternidade
Data da Notícia: 02/12/2022 09:23:02

A Maternidade Dona Francisca Cintra Silva da Santa Casa de São Carlos recebeu na quarta-feira (30/11) a doação de uma grande quantidade de tampinhas plásticas e lacres de metal da organização da Tusca Social e da Diretoria Regional de Ensino.

A Dirigente Regional de Ensino, Débora Blanco, explicou que seis escolas estaduais foram cedidas para os estudantes usarem como alojamento durante a Taça Universitária. Nas unidades, foram instalados postos de recolhimento de embalagens plásticas, papelão, tampinhas e lacres.  “Tivemos toda uma programação voltada ao descarte correto dos resíduos e para essa ação social. No caso, escolhemos e somos parceiros da Santa Casa para a reforma da Maternidade”, afirmou Débora Blanco.

De acordo com a estudante de Engenharia Elétrica da USP, Laura Dalbem, a Tusca Social sempre procura ajudar a comunidade de São Carlos. “A Tusca é um evento muito grande, que causa um impacto, e nós tentamos retornar isso da melhor forma possível. Descobrimos essa demanda da Santa Casa e conseguimos suprir com lacres e tampinhas, que são materiais que temos muito contato no evento e dentro dos alojamentos”, disse a estudante.

A estudante de Ciências Sociais da UFSCar, Maria Eduarda Tencati, lembrou que a Tusca Social já ajudou a Maternidade com 402 galões de 5 litros de tampinhas plásticas e 252 garrafas de 2 litros com lacres de metal antes da TUSCA – material arrecadado por 51 equipes de estudantes na ação social chamada Competusca.

Com o sucesso desta primeira ação, Maria Eduarda explicou que a organização decidiu seguir guardando tampinhas e lacres durante a Tusca e também nos alojamentos dos estudantes. “A gente viu que poderia continuar contribuindo mais para a Santa Casa alcançar seu objetivo. Então, dentro do evento, como a gente oferece bebidas com tampinhas e lacres, montamos um local para estar separando essas tampinhas e lacres e conseguir um resultado mais efetivo. Nosso objetivo final é sempre estar contribuindo com a comunidade aqui de São Carlos”, disse a estudante da UFSCar.

A Gerente de Captação de Recursos da Santa Casa, Angela Oioli, agradeceu à organização da Tusca Social e a Diretoria Regional pela ajuda com a campanha em prol da Maternidade. “Eu não vou cansar de dizer que são exemplos a serem seguidos. Essa moçada, a Débora, a Ana Paula e a equipe da Diretoria de Ensino, que estão preocupadas em ajudar a Santa Casa e preservar o meio ambiente. Olha o tanto de material que tem aqui. Meu muito obrigada”, disse.

“Espero que outras pessoas e outras organizações também façam campanha de arrecadação de tampinhas e lacres e tragam para a Santa Casa. O que é lixo para eles, para nós é ouro”, complementou Angela Oioli.



TUSCA SOCIAL E DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DOAM TAMPINHAS PARA A REFORMA DA MATERNIDADE