O Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), por meio da Comissão de Residência Médica - COREME da Santa Casa, mantém o Programa de Residência Multiprofissional em 4 áreas: Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. O foco é na Atenção ao Paciente em Estado Crítico. A Santa Casa é o único hospital filantrópico da Região Central do Estado de São Paulo a manter um Programa de Pós-Graduação como esse.
RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL – O QUE É?
A Residência Multiprofissional da Santa Casa é uma modalidade de Pós-graduação que tem duração de dois anos. A carga horária total é de 5.760 horas, divididas em atividades práticas e teórico-práticas (80%) e atividades teóricas (20%) que são desenvolvidas em 60 horas semanais, com dedicação exclusiva. O residente recebe uma bolsa financiada pelo Ministério da Saúde.
HISTÓRICO
O Programa de Residência Multiprofissional teve início em 2020 com 8 residentes divididos em dois profissionais por área. O Programa está ligado à Comissão Nacional de Residências Multiprofissionais em Saúde (CNRMS) do MEC e à Comissão de Residência Multiprofissional-COREMU da Santa Casa São Carlos. O Programa de Residência Multiprofissional permite a formação de profissionais especialistas para suprir as carências da rede de atenção à saúde, que não encontra no mercado de trabalho, profissionais devidamente capacitados. Ao qualificar os profissionais de saúde, o Programa de Residência Multiprofissional também contribui para a melhoria da assistência em saúde da população da região.