O leite materno é o alimento completo que contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do bebê, tais como: vitaminas, sais minerais, água, gorduras, anticorpos . Segundo recomendações do Ministério da Saúde o aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses e a partir dessa idade devem receber alimentos complementares (sopas, papas, etc.) e manter o aleitamento materno até 2 anos de idade ou mais.
O Banco de Leite Humano (BLH) “Dr. José Eduardo Ungari” da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos foi fundado em 05 de outubro de 2001, com o principal objetivo de incentivar o aleitamento materno e processamento do leite humano doado para atender necessidades nutricionais dos recém nascidos prematuros internados na Santa Casa de São Carlos.
O Banco de Leite Humano é um centro especializado responsável pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta de leite humano, do processamento, controle de qualidade e distribuição. É uma instituição sem fins lucrativos, sendo vedada a comercialização dos produtos coletados, processados e distribuídos pelo mesmo.
O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Se você está amamentando, procure o nosso Banco de Leite e seja uma doadora. Seu gesto de solidariedade significa vida para uma criança.
O leite doado ao Banco de Leite da Santa Casa será disponibilizado para os bebês prematuros internados em nosso hospital.
Atender todas as mães que procuram nossos serviçõs, com intercorrências mamárias e dificuldades em relação ao aleitamento materno;
Realiza atendimento a mães que estão amamentando e retornam ao trabalho.
Faz orientações sobre como realizar a ordenha do leite, armazenamento e descongelamento na residência.
Realiza captação e triagem de doadoras de leite humano;
Responsável pela coleta e transporte do leite coletado em domicílio pela doadora;
Realiza processamento, pasteurização, armazenamento e distribuição do leite humano e controle da qualidade.
Contamos com uma sala de Apoio as mães que amamentam. Além das colaboradoras da Santa Casa de São Carlos, qualquer mãe que retornou as suas atividade, e tiver interesse, pode utilizar este recurso para fazer ordenha e no final de sua jornada de trabalho, levar o seu leite congelado, que poderá ser oferecido ao seu bebê.
Os Bebês internados na UTI Neonatal podem receber o próprio leite da mãe, que é ordenhado e fracionado no Banco de Leite e levado até a UTI.
Toda mãe que amamenta é uma possível doadora de leite humano.
Compareça ao Banco de Leite para abertura de cadastro.
Nesta uma primeira visita ao Banco de Leite, as funcionárias treinadas e qualificadas realizarão uma triagem, cadastro e orientações sobre a coleta. Serão colhidos alguns exames. A mãe receberá do Banco de Leite Humano todos os materiais necessários e orientações por escrito.
Toda a coleta de leite é realizada em casa, em frasco estéril, e armazenada no freezer ou congelador da doadora.
Uma vez por semana uma funcionária do Banco de Leite Humano realizará visita domiciliar, onde estará realizando também o transporte do leite coletado, tirando dúvidas e levando materiais necessários.
Todo o leite recebido no BLH conta com rigoroso controle de qualidade, desde o transporte do leite do domicílio ao BLH até a distribuição ao receptor. O BLH segue normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária. O leite humano doado, após passar por processo que envolve seleção, classificação e pasteurização, é distribuído com qualidade certificada aos bebês.
É contra-indicado o aleitamento materno cruzado. Todo leite humano oferecido a bebês de mulheres que não seja a mãe biológica deve ser processado (pasteurizado). (RDC/ANVISA N.171/2006)