SC RECEBE STROKE BAG DO PROJETO ANGELS DEVIDO EFICIÊNCIA NO TRATAMENTO DE AVC

Serviço de Neurologia recebeu uma bolsa para guardar materiais, entre eles remédios, utilizados no atendimento do AVC
Data da Notícia: 17/01/2022 08:51:08

Todo profissional de saúde sabe que a chance de sobrevivência, e de sequelas menos graves, em um paciente com acidente vascular cerebral (AVC) é uma luta contra o tempo.

Pelo trabalho realizado na Santa Casa de São Carlos, o projeto Angels, que ajuda hospitais no processo de implementação e qualificação para atender o paciente com AVC, entregou ao hospital uma stroke bag, uma bolsa para guardar materiais, como por exemplo remédios, utilizados no atendimento do AVC.

O projeto está presente em 112 países do mundo com 5.211 hospitais registrados na iniciativa Angels. “A gente sabe que os pacientes acometidos com AVC isquêmico, que conseguem chegar no hospital com menos de 4 horas e meia, nós conseguimos oferecer um tratamento de ponta aqui na Santa Casa de São Carlos. Esse tratamento consiste na identificação dos sintomas, fazer rapidamente uma tomografia de crânio e se confirmado que é um AVC isquêmico e se não houver contraindicação, lá na tomografia mesmo, o paciente recebe a primeira dose do trombolítico, medicação que dissolve os coágulos sanguíneos”, explica o neurologista Vitor Pugliesi, Coordenador do Serviço de Neurologia da Santa Casa.

A Santa Casa já conseguiu melhorias significativas nesse tempo de atendimento, como ressalta Dr Vitor Pugliesi. “Internacionalmente falando, esse processo de entrada no hospital até a medicação deve ser feito em 1 hora e a Santa Casa tem atingido essa média, graças a Deus, só que cada vez mais estamos ampliando esse protocolo, de modo que hoje em 20 minutos, ou até 10 minutos, os pacientes conseguem ser admitidos no hospital e recebem a primeira dose da medicação. E essa bolsa vem reforçar a importância de sempre progredir nesse sentido”, relata.

Para Ariadni Martins, Coordenadora de Enfermagem do Pronto-Socorro, “nós fizemos um treinamento com a parceria do projeto Angels, a partir disso foram feitas análises auditadas por eles, e vamos manter o processo que vem apresentando resultados positivos”.

Todo esse esforço teve o reconhecimento do Projeto Angels, simbolizado na entrega da bolsa nessa sexta-feira (14/01). Karla Leal Trevisan, educadora científica do projeto Angels, qualificou a Santa Casa de São Carlos como um exemplo a ser seguido. “Porque o tempo do hospital, no protocolo para atendimento de pacientes com AVC isquêmico, desde a porta do hospital até receber o medicamento trombolítico, está menor do que 1 hora. Então a gente sabe que os pacientes estão sendo bem atendidos, vão ficar menos tempo internados, menos possibilidade de infecção e esses pacientes serão devolvidos para a sociedade com poucas ou nenhuma sequela, o que sem dúvida é uma grande conquista”, comenta.