Sbot avalia de forma positiva o trabalho da Ortopedia da Santa Casa

Encontro marca a vistoria feita pela Sbot ao programa de Residência Médica oferecido pelo Departamento de Ensino
Data da Notícia: 08/01/2016 16:58:42
Representantes da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) vistoriaram por três horas nesta sexta-feira, 8, a infraestrutura da Santa Casa com foco nas áreas de trabalho do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do hospital e da Residência Medica desta especialidade. Os médicos ortopedistas Luiz Marcelo Malta e José Paulo Gabbi Filho que representam a Sbot afirmaram que o hospital tem estrutura compatível para formar residentes na especialidade. “A visita técnica é feita para confirmar o que já se previa através dos documentos e relatórios enviados para nós. Esta passa a ser a última etapa para que o programa de Residência Médica em Ortopedia receba a chancela da Sbot”, afirmou Malta. A Santa Casa de São Carlos e o Serviço de Ortopedia e Traumatologia receberam os médicos responsáveis pela vistoria técnica que faz a avaliação e o reconhecimento do hospital para a Sbot. Os ortopedistas foram recepcionados pelo coordenador do Serviço de Ortopedia e Traumatologia e coordenador do programa de Residência Médica de Ortopedia da Santa Casa, Rodrigo Bezerra de Menezes Reiff. Setores como Centro Cirúrgico, Departamento de Ensino, Enfermarias, Pronto Socorro e o Ambulatório de Ortopedia foram vistoriados pelo grupo que ainda contou com a presença dos ortopedistas Luiz Fontana, João Bariza, Haroldo Figorini Júnior. Na avaliação de Reiff, a visita foi produtiva por poder apresentar a estrutura física que a Santa Casa oferece aos residentes. “Os representantes da Sbot indicaram pontos que precisam de nossa atenção como por exemplo a biblioteca do Departamento de Ensino com a literatura clássica da Ortopedia”. Reiff destacou que ao final da vistoria, os médicos da Sbot demonstraram-se satisfeitos com o que foi apresentado. “Eles elogiaram a estrutura e a organização da Santa Casa”, reforçou. De acordo com o vice provedor da Santa Casa, Marco Antônio Nagliati a chancela do programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pela Sbot coloca a Santa Casa entre os melhores hospitais que oferece Residência no País. “Há anos estamos construindo o Departamento de Ensino na perspectiva de fazer da Santa Casa um hospital para a formação de profissionais médicos. Agora entramos no segundo ano da Residência Médica e esse projeto começa a criar corpo. Com a chancela da Sbot o programa de Residência Médica em Ortopedia poderá ser classificado como excelência. É essa a nossa expectativa”. Reiff reforçou que o Corpo Clínico que compõe o Serviço de Ortopedia engajou-se no projeto, com a construção de uma estrutura de suporte abrangente ao Residente nos cenários do Pronto Socorro, Enfermarias, Ambulatórios e Centro Cirúrgico. “Com a mesma importância, o programa de formação do Residente também conta com um programa teórico de aulas, seminários, estudo dirigido e recursos audiovisuais de temas correlacionados”. O coordenador avalia que se tratava de um projeto de grande responsabilidade, uma vez que a missão de um Serviço de Especialização em Ortopedia e Traumatologia é “Capacitar médicos para prestar atendimento qualificado, integral (e ético) na área de Ortopedia e Traumatologia”.