SANTA CASA TEM PALESTRAS E ATIVIDADES SOBRE SAÚDE MENTAL NO SETEMBRO AMARELO

Colaboradores foram instigados a refletir sobre o lado bom da vida e por que vale a pena sorrir?
Data da Notícia: 30/09/2022 15:57:46

No Setembro Amarelo, mês destinado à prevenção ao suicídio, a Santa Casa de São Carlos realizou uma Semana de Humanização com atividades sobre a Saúde Mental.

Próximo aos relógios de ponto do hospital, foram colocados murais com a frase “Por que vale a pena sorrir?”, onde funcionários puderam responder a pergunta e refletir sobre a importância da vida.

Além disso, duas palestras foram ministradas na Escola Estadual Professor Ary Pinto das Neves, no bairro Cidade Aracy: uma voltada aos adolescentes e a outra aos pais e educadores. “Fizemos uma parceria com a comunidade, tivemos profissionais que foram até essa escola para abordar o tema do suicídio, que é muito importante de ser tratado com os adolescentes, com os pais, que são as pessoas que estão mais próximas, e os educadores”, explicou a coordenadora do Centro Integrado de Humanização (CIH), Juliana Tedesco.

Para encerrar a programação, nesta sexta-feira (30/09), a psicóloga do Centro Integrado de Humanização (CIH), Débora Sertori, ministrou uma palestra sobre saúde mental no Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da Santa Casa.

“É importante ressaltar o aspecto coletivo da saúde mental, que às vezes pode ser vista apenas como uma questão individual. Assim, um olhar de cuidado integral para o sujeito precisa também conter todas as condicionantes da saúde”, disse Débora Sertori.

A coordenadora do CIH, Juliana Tedesco, explicou que a Semana de Humanização é realizada há alguns anos no hospital e desta vez o foco foi ressaltar o lado bom da vida. “Desta vez, nossa ênfase maior não foi focando no suicídio e na morte, tentamos trazer esse tema de uma forma mais leve e ressaltando o que temos de bom nas nossas vidas. Às vezes passamos por momentos em que estamos tão preocupados com nossas dificuldades, mas, se nós refletirmos, podemos ver que existem muito mais motivos para seguirmos em frente e sorrir”, explicou.