A Santa Casa vem readequando os serviços e dividindo os pacientes com o mesmo perfil de problemas em blocos específicos. No caso da Clínica Médica, em que os recursos são voltados para os mais idosos e para quem precisa de cuidados diferenciados, o atendimento ficou concentrado no bloco C-Térreo do hospital.
Antes, esses pacientes ficavam espalhados por diversos setores da Instituição. Com essa setorização, o trabalho da equipe de profissionais ficou mais fácil. O resultado é um atendimento mais rápido e com mais qualidade.
Outra mudança foi a criação da Visita Multidisciplinar Diária. O principal objetivo é levar um tratamento mais humanizado aos pacientes. Um grupo de profissionais - formado por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudióloga, psicologia e assistente social - se reúne todos os dias para discutir quais vão ser as próximas ações junto ao paciente, o que facilita o trabalho em equipe. Outro diferencial da setorização é a presença do médico o tempo todo no setor. Todos os dias, no período da manhã, o profissional passa as informações sobre a evolução do paciente para a família ou responsável.
Outra mudança é a visita estendida para os familiares, que passou a ser das 8h às 20h. O paciente recebe uma visita por vez, o que facilita o acesso ao quarto.
Para a acompanhante Sheila Bosetti, o atendimento da equipe Multiprofissional ajudou no tratamento e na recuperação da mãe dela: “minha mãe está internada há 15 dias no Bloco C-Térreo. E nós só temos a agradecer às enfermeiras, médicos, fisioterapeuta, nutricionista e toda a equipe pelo bom atendimento que ofereceram a ela. Isso contribuiu para que ela melhorasse cada dia mais. Gostaria que esse projeto fosse expandido para outros setores, para que mais pessoas possam se beneficiar do trabalho da equipe Multiprofissional”, relata a acompanhante, Sheila Bosetti.
“Estamos tendo bons resultados com as ações da equipe Multiprofissional. É um ganho muito importante. Em primeiro lugar, para o paciente, pois ele se sente mais bem assistido e confiante. O comprometimento dos profissionais faz com que a comunicação se torne mais efetiva, e isso facilitou ainda mais o nosso trabalho. É muito gratificante e uma satisfação enorme receber os resultados de um projeto que começou há tão pouco tempo”, afirma a Coordenadora de Enfermagem do C-Térreo, Simone Loboschi.
De acordo com o Diretor Técnico da Santa Casa, Dr. Marcelo Lourencini Puga, com a setorização, que começou a ser implantada há 3 meses, o objetivo é melhorar a qualidade assistencial: “a ideia é que o hospital inteiro seja setorizado. Optamos em começar pela Clínica Médica por ser uma área crítica e com maior fragilidade. Essa é uma mudança bastante importante em toda a estrutura e funcionamento do hospital, já que a nossa preocupação é principalmente, com a qualidade dos serviços que oferecemos”.
Atualmente a Clínica Médica conta com 32 leitos. A taxa de ocupação chega a 80% diariamente. Com o trabalho da equipe Multiprofissional, o setor teve um avanço nos tratamentos
Segundo o Coordenador da Clínica Médica, Dr Vitor Marim, a equipe Multidisciplinar trouxe resultados positivos à Instituição: “tanto pela maior satisfação do paciente quanto da equipe. Alguns dos resultados apontam a queda da taxa de mortalidade, o menor tempo de permanência no hospital, o aumento do giro do leito e menor taxa de ocupação. Isso prova o quão benéfico esse trabalho tem sido para o hospital, proporcionando maior entendimento, transparência e garantia de uma assistência melhor ao paciente”.
Marim ressalta ainda que, dentro das próximas ações previstas, além da ampliação do modelo desenvolvido no C -Térreo pra outras áreas do hospital, está também o preparo da família para cuidar do paciente depois da alta: “buscamos otimizar os recursos e tornar cada vez mais eficiente os processos pra proporcionar o atendimento mais humanizado possível e que atinja também o maior número de pessoas”, conclui Marim.
Vídeo Setorização