Santa Casa recebe profissionais do Programa de Residência Multiprofissional


Com o apoio da nova equipe, o hospital consegue garantir uma assistência mais eficiente aos pacientes
Data da Notícia: 09/03/2020 18:22:33

A Santa Casa inaugurou o Novo Programa de Residência Multiprofissional com uma equipe de oito profissionais. Os residentes participaram de uma Aula Inaugural conduzida pelos profissionais da Santa Casa. A integração aconteceu na segunda (2), durante todo o dia. 

Os residentes são profissionais formados que estão em busca de uma especialização e aprimoramento na carreira. Durante dois anos, eles vão atuar no hospital nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. O trabalho da equipe é acompanhado e orientado pelos profissionais da Santa Casa que atuam como instrutores. 

O processo seletivo teve 132 candidatos de várias regiões do país concorrendo a duas vagas de cada área.

“A cidade de São Carlos é bastante conceituada na minha área. Prestei outros concursos, e optei pela Santa Casa por preferir a educação contínua. E a Residência Multiprofissional vai me proporcionar tanto a prática como a pesquisa. Isso vai agregar muito no meu currículo para futuras oportunidades. Espero desempenhar o meu melhor trabalho e ainda colaborar de alguma forma com a Instituição”, afirma Guilherme Henrique Martins de Souza, residente de Fisioterapia. Ele veio da cidade de Lençóis Paulista, SP.

Esses profissionais vão atuar diretamente com o paciente em estado crítico, ou seja, aquele paciente que precisa de um cuidado diferenciado e que passa a maior parte do tempo sedado, entubado e em estado grave. Os profissionais vão passar pelo Pronto Socorro, Unidade de Tratamento Intensiva (UTI), Clínica Médica e pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) com o principal objetivo de levar um tratamento mais humanizado aos pacientes.

“É um grande desafio por ser a primeira turma de Residência Multiprofissional.  Esperamos que eles aprendam a trabalhar em equipe para obter a melhor estratégia de cuidado com o paciente crítico. A chegada deles ao hospital é um ganho para todos nós e para a população, pois será mais um profissional para ajudar na assistência. Além disso, é um incentivo para os colaboradores que atuam como professores. Juntos, vão atuar em busca do conhecimento, do melhor atendimento e mais qualidade na assistência aos pacientes, ressalta a Vice-Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional, Tamara Destro.

De acordo com o Coordenador de Ensino da Santa Casa, André Mascaro, a Santa Casa está cada vez mais empenhada pra se tornar um Hospital de Ensino, e a chegada dessa nova equipe é um ganho para todos. “A Residência Multiprofissional é uma novidade tanto na Santa Casa como na região. Além disso, é mais uma conquista, pois é muito difícil ter um programa como esse voltado para a área intensiva do paciente. Oferecemos um bom ensino, e também queremos formar grandes profissionais”.

O provedor Antônio Valério Morillas Júnior também recepcionou a nova equipe. Para ele, ter a Residência Multiprofissional na Santa Casa, é mais um grande passo para que o hospital se torne uma Faculdade de Medicina: “a Santa Casa sempre prezou por oferecer um atendimento mais humanizado. O apoio dessa equipe vai enriquecer o ensino e qualificar cada vez mais o atendimento".




IMG_2743