21 Médicos Residentes da turma de 2020 foram recebidos pelos profissionais da Santa Casa para uma Aula Inaugural. A integração aconteceu na segunda (2), ao longo de todo o dia.
Os residentes são médicos formados que, no período de dois a três anos, farão um aperfeiçoamento profissional em busca das especialidades de: Clínica Médica, Ortopedia, Cirurgia Básica, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Pediatria e Ginecologia Obstetrícia. Neste ano, a novidade é a inclusão também do programa de Oncologia Clínica.
O trabalho dos médicos residentes é acompanhado pelos médicos preceptores que atuam como mentores desses profissionais. Cerca de 211 candidatos, de diversas regiões do país, participaram do processo seletivo para concorrer às 21 vagas oferecidas pela Santa Casa.
“Passei em diversos concursos, mas optei por fazer a especialização na Santa Casa de São Carlos. Venho buscar minha capacitação de especialista voltado para o mercado de trabalho. O que me fez escolher a Santa Casa, é que, além de São Carlos ser uma cidade agradável pra se viver, meu curso é uma referência no hospital, e isso me motivou a tomar essa decisão”, relata o médico residente em Ortopedia e Traumatologia, Elton Carvalho. Ele veio de Cornélio Procópio, Paraná.
Vale ressaltar que a Santa Casa é bastante conceituada nessa especialidade: dois residentes já foram aprovados no exame da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumotologia (SBOT).
O Coordenador de Ensino da Santa Casa, André Mascaro, destacou a importância da chegada desses médicos ao hospital: “ter médicos residentes fortalece a Santa Casa como uma Instituição de Ensino. Além disso, eles vão atuar diretamente na assistência ao paciente. E, com isso, garantir o acompanhamento do paciente por um médico 24 por dia.
Essa é a quinta turma que inicia a Residência Médica na Santa Casa. Agora, o hospital conta com 51 médicos residentes em processo de especialização.
“A chegada deles é muito importante para consolidar a posição da Santa Casa como hospital de ensino, além de receber do MEC a responsabilidade de formar novos especialista nas áreas. Trabalhar em um ambiente acadêmico faz com que nossas condutas sejam as melhores e as mais atualizadas para ajudar a população”, afirma o pediatra e Presidente da Comissão de Residência Médica, André Giusti.
O provedor Antonio Valério Moriilas Júnior também recepcionou os novos médicos residentes. Para ele, ter a Residência Médica na Santa Casa é uma importante conquista para consolidar uma das vocações do hospital: “esperamos receber a Certificação do Ministério da Saúde e do MEC e ser reconhecida como Hospital de Ensino. Depois, o próximo passo, será criar uma Faculdade de Medicina da Santa Casa”.