A Santa Casa recebeu, nesta quarta-feira (16), a doação de dez respiradores produzidos pela Hortron, empresa de São Carlos, que trabalha com software e hardware para área médica. A entrega foi feita no Anfiteatro do Paço Municipal. Os ventiladores pulmonares foram desenvolvidos pela empresa com tecnologia 100% nacional e com a maior parte dos componentes produzida em São Carlos e custam, em média, R$ 60 mil cada um.
Participaram da cerimônia os mesários da Santa Casa, Luis Carlos Trevelin e Silvio Coelho, representando o Provedor Antônio Valério Morillas Júnior, e o Vice-Diretor Técnico do hospital, Roberto Muniz Júnior.
“A Hortron nos doou 5 respiradores em 2020 que foram fundamentais para o enfrentamento da pandemia. Agora, a doação desses mais 10 ventiladores mecânicos vai nos ajudar no cuidado com os nossos pacientes internados em UTI de outras enfermidades”, explica o Vice-Diretor Técnico da Santa Casa, Roberto Muniz Júnior.
O mesário da Santa Casa, Silvio Coelho, também ressaltou a importância do trabalho da Hortron e da doação para o hospital. “Ao contrário do que diz o ditado ‘santo de casa não faz milagre’, a Hortron, uma empresa são-carlense, fez diferença e produziu equipamentos de alta tecnologia e nos ajudou no enfrentamento da pandemia”, comenta.
Essa não foi a primeira doação da empresa. Em agosto de 2020, a Hortron destinou à Santa Casa, 5 respiradores que foram usados na UTI COVID.
“Nós trabalhávamos com tecnologia voltada à produção de equipamentos para videocirurgias de ombro, joelho e quadril. Na época, com a suspensão das cirurgias eletivas, resolvemos usar o nosso know how em desenvolvimento de tecnologia e conseguimos, em 3 meses, criar um equipamento de UTI certificado pela Anvisa”, explica o diretor da Hortron, Fernando Nogueira.
Na época, em agosto de 2020, a empresa doou 1 dos 5 ventiladores pulmonares. Os outros 4 respiradores foram adquiridos pela MRV da própria Hortron e doados para Santa Casa, numa contrapartida para aprovação de empreendimentos da Construtora. A mediação foi feita pelo secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Muller.