SANTA CASA RECEBE CEO DA NANDA INTERNACIONAL, TRACY HEATHER HERDMAN

A enfermeira norte-americana é referência mundial em Diagnósticos de Enfermagem
Data da Notícia: 18/10/2022 10:30:01

A Santa Casa de São Carlos recebeu, nesta segunda-feira (17/10), a visita da CEO da NANDA Internacional e autora do livro Diagnósticos de Enfermagem da NANDA-I, Dra. Tracy Heather Herdman.

A enfermeira norte-americana estava acompanhada da professora do Departamento de Enfermagem da UFSCar, Dra. Anamaria Alves Napoleão, e foram recebidas pelo Gerente do Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa (IEP), André Mascaro, pela Gerente de Práticas Educacionais do IEP, Vanisia Sulpino, e pelo Gerente de Enfermagem, Flávio Braga Reis.

As visitantes conheceram alguns setores do hospital e acompanharam uma apresentação sobre como o diagnóstico de enfermagem NANDA-I é feito na Santa Casa. “A ideia foi trazer a CEO da NANDA Internacional, que é a taxonomia de diagnósticos de enfermagem mais conhecida mundialmente, e a doutora Heather pôde conhecer o prontuário eletrônico e o módulo da enfermagem, onde as enfermeiras registram os diagnósticos da enfermagem”, disse a professora do Departamento de Enfermagem da UFSCar.

“Me impressionou o salto da qualidade do trabalho que tem sido realizado aqui. Eu vim o ano passado, retornei com meus alunos esse ano e quero continuar ministrando estágio aqui. É uma coisa impressionante de ver o salto que os alunos deram em termos de qualidade de cuidados com o paciente. É um ganho para São Carlos e para toda a população. Fiquei muito feliz de ver essa estrutura funcionando dessa forma”, complementou a Dra. Anamaria Alves Napoleão.

O Gerente de Enfermagem, Flávio Braga Reis, explicou ser um orgulho enorme receber a CEO da NANDA-I e também ressaltou a parceria do hospital com a UFSCar. “O objetivo foi que ela conhecesse nosso processo de trabalho no hospital, com foco na geração de valor para a nossa instituição. A discussão e apresentação foi muito produtiva, sendo voltada para o cuidado integral, olhar individual, definição de critérios relevantes de acompanhamento para direcionamento de ações perante as condições clínicas dos nossos pacientes. Sua presença foi muito emocionante para a enfermagem da Santa Casa”, disse.

Para a Gerente de Práticas Educacionais do IEP, Vanisia Sulpino, a visita de Tracy Heather tem um significado grande para a enfermagem da Santa Casa. “Ela é a organizadora do nosso processo de enfermagem, a partir de classificação e do diagnóstico e a classificação de enfermagem. Isso implica muito na organização e planejamento do cuidado”, disse.

“Ter ela conosco, alguém que dedicou a vida profissional a discutir, classificar, organizar esse processo assistencial, é muito importante. Para mim tem um significado único, individual, quando penso que há mais de 10 anos utilizo seus livros para organizar todo o cuidado e estruturar todo o processo de enfermagem. Então é um momento significativo e importante para a enfermagem de São Carlos”, complementou a Gerente de Práticas Educacionais do IEP.