Santa Casa recebe a visita do Diretor do Departamento de Regulação

Ele veio conferir a ocupação dos leitos do hospital
Data da Notícia: 15/05/2021 20:31:03

A Santa Casa recebeu, neste sábado (15/5), a visita do Diretor do Departamento de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde de São Carlos, Marco Brugnera. Ele veio a pedido do secretário de Saúde, Marcos Palermo, para constatar a ocupação dos leitos.

O Pronto-Socorro que recebe os pacientes de urgência e emergência, encaminhados pelas UPAs e trazidos de ambulância, está sobrecarregado devido ao aumento de diversos tipos de casos nas últimas semanas.

Para se ter uma ideia, só neste sábado, o hospital está com 3 pacientes em atendimento na Sala Vermelha do Pronto-Socorro e com 100% de ocupação. Esses pacientes são das cidades de Porto Ferreira e Ibaté que foram encaminhados pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS). Já a Sala Amarela está com o número acima da capacidade. A sala comporta 6 pacientes e está com 8 pacientes em atendimento, totalizando 133% de ocupação. Já a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que atende com 10 leitos, chegou, neste sábado, a 100 % de ocupação.

Já nas alas de atendimento à COVID-19, a ocupação da UTI Adulto chegou a 96%, com 26 pacientes internados. Na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), a ocupação chegou a 50%, com 10 pacientes internados. E a UTI Pediátrica, a ocupação é de 25% e está com 1 criança internada.

De acordo com o coordenador do SMU da Santa Casa, Doutor Rafael Izar, com o aumento de casos de COVID-19, os leitos de urgência e emergência estão cada vez mais restritos para atendimento. “Recebemos diariamente demandas de vagas de pacientes vindos das UPAs, cidades da região e do SAMU. Em virtude da pandemia, nossa capacidade de leitos para casos não COVID é restrita. Realizamos um trabalho diário em conjunto com a coordenação das especialidades e da Terapia Intensiva, para que os pacientes em atendimento ou internação no SMU, sejam direcionados para os cenários adequados o mais breve possível. Nas últimas semanas, notamos um aumento crescente de casos cardiológicos, neurológicos e de trauma, o que esgotou, temporariamente, os leitos de urgência. Contamos com a colaboração de todos para seguir prestando o melhor atendimento à população da nossa região”, comenta o coordenador.

Também acompanharam a visita a coordenadora de enfermagem da UTI Adulto e UTI Coronariana da Santa Casa, Flávia Serpa e o coordenador da Equipe de Cirurgia Geral e do Pronto-Socorro da Santa Casa, Doutor Marcel Domeniconi.

Da esquerda para direita: A coordenadora de enfermagem da UTI Adulto e UTI Coronariana da Santa Casa, Flávia Serpa; o coordenador da Equipe de Cirurgia Geral e do Pronto-Socorro da Santa Casa, Doutor Marcel Domeniconi; o Diretor do Departamento de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde de São Carlos, Marco Brugnera e o coordenador do SMU da Santa Casa, Doutor Rafael Izar.