O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Santa Casa realizou treinamentos de Brigada de Emergência com os colaboradores. As atividades aconteceram entre os dias 16 e 20 de dezembro.
Durante a semana, os brigadistas participaram de aulas práticas e teóricas. Aprenderam como prevenir e combater princípios de incêndio, a prestar os primeiros socorros, a maneira ideal de desenrolar a mangueira, manusear os extintores e como evacuar rapidamente o ambiente em caso de urgência.
A novidade deste ano foi a reformulação do cenário, mais realista. Com isso, os brigadistas puderam vivenciar experiências em situações reais para assegurar que pacientes, acompanhantes e colaboradores se mantenham em caso de acidente.
As equipes foram divididas em três turmas por dia para beneficiar os três turnos. Participaram do treinamento 240 colaboradores de diversos setores da Instituição.
A Santa Casa tem investido cada vez mais na adequação de todo o prédio. Atualmente, conta com um sistema completo de detecção e combate a incêndio, rotas de fuga, corrimão em todas as escadas, rampas, sinalização, hidrantes e extintores.
Segundo o Engenheiro de Segurança do Trabalho da Santa Casa, Carlos Eduardo Mellado, o treinamento é muito importante, ainda mais em locais com fluxo grande de pessoas: “recentemente, tivemos o triste episódio no Hospital Badim no Rio de Janeiro. Isso fez aumentar o alerta para a prevenção não somente em hospitais, mas também onde há grandes concentração de pessoas. É uma satisfação enorme fazer parte deste time. Cada ano que passa, notamos um maior interesse e engajamento das equipes, desde o Provedor até o corpo operacional. Comportamentos como estes nos motivam a ir mais longe e sempre inovar pra levar o melhor aos colaboradores no que se refere à Segurança e Prevenção”, afirma Mellado.
“O treinamento da brigada de princípios de incêndio é uma experiência que a gente leva pra vida toda. O que aprendemos pode ser aplicado não somente no trabalho, mas a pessoa estará apta para ajudar a prestar os primeiros socorros em qualquer outro lugar. A Santa Casa, além de se preocupar com o patrimônio, presa também pela segurança de todos os pacientes, familiares e colaboradores, e isso é de extrema importância”, conclui o Analista da Qualidade da Santa Casa, Antônio Marcos Rossi.
Os brigadistas foram treinados e orientados pelos Técnicos de Segurança do Trabalho e Bombeiros Civis da Santa Casa: Anderson Rodrigo Malimpensa, Diego Ataíde Pereira, Dionata do Nascimento Rodrigues e Jeferson Flávio Aguiar.