SANTA CASA REALIZA CURSO DE CUIDADOS PALIATIVOS PARA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL



Data da Notícia: 17/04/2023 11:33:39

A Comissão de Cuidados Paliativos da Santa Casa de São Carlos, em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa, realizou, no sábado (15) e no domingo (16), o primeiro curso de atuação da equipe multiprofissional em Cuidados Paliativos. 

O curso foi ministrado pelo Professor Doutor Daniel Antunes Dalveno, Doutor em Saúde Baseada em Evidências pela UNIFESP; Mestre em Ciências da Reabilitação pela USP; fisioterapeuta responsável pelo setor de cuidados paliativos do Hospital São Paulo - HU UNIFESP; Tutor da Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência da UNIFESP; Coordenador da pós graduação em cuidados paliativos  da UNISE/Cuidados Paliativos Online; e Coordenador da câmara técnica de cuidados paliativos do CREFITO-3.

Ao todo, o evento contou com a participação de 28 pessoas, entre enfermeiros, fisioterapeutas, assistente social, psicólogos, nutricionistas e médicos.

De acordo com a Coordenadora da Equipe Multiprofissional da Santa Casa, Tamara Destro, o curso ocorreu em uma data oportuna para a instituição, pois, nesta segunda-feira (17), a Comissão de Cuidados Paliativos, composta por médicos, enfermerios, nutricionista, pscóloga, fisioterapeuta, entre outros, começa oficialmente as atividades no hospital.

“O conteúdo do curso auxiliará na capacitação dos profissionais que atuarão na comissão, pois, a atuação em Cuidados Paliativos requer conhecimentos específicos para propiciar uma assistência de qualidade, em um momento de tanta fragilidade do paciente e seus familiares", disse Tamara. 

Foram abordados durante o curso diversos conceitos e conteúdos sobre o tema: 

- Abordagem dos aspectos éticos e legais no Brasil e no mundo

- Avaliação funcional e de sintomas do paciente em cuidados paliativos. 

- Intervenções farmacológicas e não farmacológicas para controle de sintomas em CP

- Manejo de dispneia, secreções, ventilação mecânica invasiva, não invasiva e oxigenoterapia.

- Descontinuação do suporte avançado de vida. 

- Protocolo de extubação paliativa.

- Comunicação interprofissional

- Comunicação de más noticias.

- Protocolo Spikes

O objetivo dos cuidados paliativos é sistematizar e melhorar a assistência prestada ao paciente diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, avaliação e tratamento da dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais, além do acolhimento adequado da família.