Santa Casa participa do Programa Mesa Brasil do Sesc São Carlos

Solidariedade: com a ajuda do projeto, alimentos de qualidade que seriam jogados, ajudam na alimentação de funcionários e pacientes
Data da Notícia: 29/11/2019 17:46:47

O Provedor da Santa Casa de São Carlos, Antônio Valério Morillas Júnior, participou na noite de quarta-feira, (27) do Encontro Anual do Programa Mesa Brasil do Sesc São Carlos.

O Mesa Brasil é uma ação social, que tem como objetivo contribuir para diminuição do desperdício de alimentos e a insegurança alimentar e nutricional, além de ser uma rede de combate à fome que promove melhoria da qualidade de vida de pessoas assistidas em instituições sociais. Basicamente, a equipe do projeto retira os alimentos onde tem sobra, como supermercados, sacolões e produtores rurais e distribui para as instituições cadastradas. E a Santa Casa é uma dessas entidades beneficiadas pelo programa. Além de se preocupar com o combate à fome e o desperdício de alimentos, o Mesa Brasil promove ações educativas como palestras, cursos e workshops para capacitar os funcionários das entidades assistidas a terem um maior aproveitamento dos alimentos na preparação das refeições.  Todos os dias, toneladas de verduras, legumes, frutas, grãos, cereais, suco, pães, laticínios, carnes e ovos, que não são aproveitados ou vendidos nos supermercados, feiras, padarias, indústrias, restaurantes, vão para o lixo. E esse é o trabalho do Mesa Brasil: reaproveitar os produtos que estão fora dos padrões de comercialização ou excedentes, mas que ainda podem ser consumidos, para complementar a refeição das entidades assistidas.

Durante o evento foram apresentados os números atualizados do Programa em São Carlos. Atualmente, o Mesa Brasil conta com 21 doadores, 39 instituições sociais que abrangem outras cidades da região e 5.308 pessoas assistidas. Neste ano, 206 toneladas de alimentos foram coletadas e distribuídas, até o momento, e mais de 20 oficinas e palestras foram realizadas com as instituições sociais assistidas pelo programa.

No mês de Setembro, a Santa Casa foi beneficiada com 506 quilos de alimentos. Uma economia para o hospital de aproximadamente R$ 4.820. Já em Outubro, o projeto forneceu 475,4 quilos de alimentos, que correspondem ao valor de R$ 3.840,00.

A gerente do Sesc São Carlos, Vilma de Marchi, ressalta que: as empresas doadoras têm um papel fundamental no programa. E é isso que toca o coração. Conseguimos muitas pessoas que têm boa vontade em colaborar e contribuir para que a refeição de tantas pessoas se torne mais variada e com qualidade. Somos um pequeno elo de uma cadeia muito grande, mas que desempenha um papel muito importante na sociedade.

De acordo com a coordenadora do Mesa Brasil, Veridiana Blanco Molfetta, existe um planejamento para a coleta dos alimentos: o caminhão segue uma logística de segunda a sexta-feira, coleta os alimentos nas empresas doadoras e distribui para as instituições. Coletamos em média 900 quilos de alimentos por dia. Os alimentos já são pré-selecionados  e, depois, nossa equipe faz a seleção do padrão de doação Mesa Brasil. Com isso, conseguimos evitar o descarte e desperdício de alimentos ainda próprios para o consumo e complementamos  as demandas que faltam nas instituições, ressalta Veridiana.

O provedor da Santa Casa de São Carlos, Antônio Valério Morillas Júnior, afirma que a ajuda recebida pelo projeto é fundamental para o hospital: esse trabalho de aproveitar e entregar os alimentos é um benefício imensurável. Com a grande quantidade que recebemos, é possível alimentar não somente nossos funcionários como também os nossos pacientes.  O repasse que é feito pelo governo para as instituições filantrópicas não é suficiente para cobrir os custos, e essa ajuda ameniza o impacto financeiro na tabela do mês. Agradecemos ao Sesc São Carlos, em especial à Vilma e à Veridiana, aos funcionários, às empresas doadoaras e a todos os envolvidos que contribuem com esse projeto, finaliza Morillas.