Em mais uma parceria com a Igreja São Nicolau de Flue, a Santa Casa de São Carlos participou das comemorações da Festa do Padroeiro com diversas atividades em prol da saúde. Neste sábado (24/09), alunos do Curso Técnico de Enfermagem do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) ficaram na igreja das 8h às 15h para aferir a pressão e medir a glicemia da população.
Além disso, durante a semana, residentes de enfermagem, fisioterapia, nutrição e psicologia conduziram oficinas sobre cuidado com os idosos, educação sexual e saúde mental. Enfermeiras da Santa Casa também fizeram orientações sobre higiene das mãos e cuidados com o recém-nascido.
Uma das responsáveis por supervisionar e orientar os alunos na atividade deste sábado, a enfermeira Gabriele Tinti Malaquias ressaltou a importância da prevenção e controle de hipertensão e diabetes. “Após verificar a pressão e a glicemia, caso tenha alguma alteração, nós encaminhamos essas pessoas para os postinhos de saúde, onde vão poder acompanhar a pressão arterial e os índices glicêmicos”, afirmou.
“É interessante que os alunos interajam com a população e criem essa empatia, esse cuidado, através dessas ações sociais. Então, por meio da educação continuada, eles aprendem a identificar possíveis patologias, o que será essencial para a formação e a atuação profissional no mercado de trabalho”, complementou a enfermeira.
A professora de educação física Evelim Nanni, de 38 anos, aproveitou para fazer os testes e elogiou a iniciativa. “Acho muito importante, porque dificilmente encontramos algo assim na cidade. É uma forma de a pessoa cuidar da saúde e, se tiver algum teste alterado, procurar ajuda o mais rápido possível”, disse.
Para o Padre Robson Caramano, essa nova parceria entre o hospital e a igreja só traz benefícios para a comunidade. “Fiquei muito feliz quando o Provedor e a doutora Carolina me procuraram oferecendo esse serviço para a comunidade, como uma forma de agradecer pelo o que nós fizemos juntos em julho na Festa Julina da Santa Casa. Deixo então meu agradecimento por esse apoio a nossa comunidade, fazendo com que se preocupem mais com a saúde e busquem mais qualidade de vida”, afirmou.
O Provedor Antônio Valério Morillas Júnior disse ser um prazer poder retribuir a Igreja São Nicolau e sua comunidade pela ajuda com a Festa Julina da Santa Casa. “A ajuda do Padre Robson e das pessoas que frequentam a igreja foi muito importante no nosso Arraiá, arrecadamos pouco mais de R$ 30 mil para reforma da Maternidade. Então a melhor maneira que encontramos de retribuir foi oferecer o que sabemos fazer de melhor: cuidar da saúde das pessoas”, ressaltou.