SANTA CASA INAUGURA NOVA ALA DA MATERNIDADE DESTINADA A PACIENTES DE CONVÊNIOS


Local será destinado para convênios médicos e contratações particulares e ajudará na manutenção do atendimento SUS.
Data da Notícia: 03/10/2022 14:14:38

A Santa Casa de São Carlos realizou um evento de inauguração da nova ala da Maternidade Dona Francisca Cintra Silva, nesta quinta-feira (29/09). Serão 7 apartamentos (com capacidade para até 14 leitos) e um quarto PPP (pré-parto, parto e pós-parto). O custo dessa primeira parte ficou em torno de 350 mil reais. 

O projeto só foi possível devido a união de forças que resultaram na conclusão desse local, anteriormente ocupado pela Unimed. Foram doações de empresários, de instituições, de pessoas físicas (através da Central de Captação de Recursos) e também da arrecadação do 1º Arraiá da Santa Casa de São Carlos, realizado em julho. 

A maternidade, que nesse ano de 2022 irá completar 70 anos de história, atende por ano cerca de 2.700 partos, entre pacientes do SUS, convênios e particulares. 

Autoridades da cidade e médicos foram recebidos no Auditório Alois Partel pelo Provedor Antônio Valério Morillas Júnior; o Diretor Técnico Dr. Roberto Muniz Júnior; a Diretora de Práticas Assistenciais, Dra. Carolina Toniolo Zenatti e o Diretor Administrativo e Operações, Mário José Calderaro.

Entre os presentes destaque para Netto Donato, Secretário de Governo, representando o prefeito Airton Garcia; Jôra Porfírio, Secretária Municipal de Saúde;, Leandro Severo, Secretário de Comunicação e Ivone Zanquim, vice-presidente da Acisc. 

A primeira parte do evento foi uma cerimônia solene no auditório Alois Partel com apresentação de Dagoberto Rosa. Autoridades foram visitar a nova ala onde foi realizada uma benção, pelo capelão da Santa Casa, Padre Jonas Rafael da Silva. Depois houve uma recepção aos convidados paga pelas laboratórios Libbs e GSK. 

O Diretor Técnico da Santa Casa, Dr. Roberto Muniz Júnior, ressalta que esse tipo de investimento, com a nova ala, é fundamental para garantir o atendimento de gestantes pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.

“A reforma da ala da maternidade traz para São Carlos um espaço excelente para atender convênios e pacientes particulares dentro da Santa Casa, e o lucro obtido com essa operação vai servir para financiar a operação do SUS também. Como a gente sabe a operação do SUS é deficitária, e há muitos anos não há um reajuste na tabela do Sistema Único de Saúde. Então essas iniciativas, que foram financiadas exclusivamente com dinheiro de doações, vão trazer para Santa Casa a capacidade de continuar se financiando ao longo do tempo” - explicou o diretor.  

Já o Secretário de Governo Netto Donato e também a Secretária de Saúde, Jôra Porfírio destacaram a importância da inauguração para a cidade e que a mesma qualidade destinada para a ala de convênios também será aplicada no SUS. 

Jôra afirmou que “ o projeto da Santa Casa é a ampliação de leitos SUS, então a gente ganha muito com isso, e uma qualidade de primeiro mundo, não vi diferença entre o SUS e os convênios”. 

“É uma alegria muito grande saber do esforço da Santa Casa, juntamente com o poder público, com outras parcerias que a Santa Casa está conseguindo, a gente viu uma maternidade de alto nível e eu tenho certeza que a população de São Carlos e região será muito beneficiada e muito bem atendida na Santa Casa” - disse Donato. 

Para a Coordenadora da Maternidade, Dra. Bruna Parreira, a estrutura física montada é capaz de garantir um atendimento de qualidade para as pacientes.
“Agora temos um consultório próprio para elas, com privacidade, com banheiro. Temos uma sala de medicação preparada, uma sala de estabilização para pacientes mais graves. Então agora nós podemos oferecer uma experiência melhor para essas pacientes que vão fazer o parto aqui na Maternidade”, afirmou. 

Sobre o quarto PPP, a Dra. Bruna explica ser um espaço que oferece tudo o que uma mãe necessita no momento do parto normal, proporcionando mais conforto e segurança: “A sala PPP conta com banheira, para que a gente possa fazer o parto humanizado, com uma cama específica, que vira uma cadeira, para que a paciente possa ter o parto verticalizado. Além disso, temos a bola, banqueta de parto, a cromoterapia e todo o restante da estrutura necessária para realizar os procedimentos.”

Um dos principais apoiadores do projeto foi a Unifai de Adamantina, que tem alunos do curso de Medicina fazendo o internado no IEP (Instituto de Ensino e Pesquisa). A Universidade doou recursos para a realização da reforma da nova ala. 

Alexandre Teixeira, reitor da universidade agradeceu a parceria e destacou também a importância o incentivo à educação. “É uma excelente referência de ensino para todos os nossos estudantes de medicina, nós esperamos que essa nova aquisição fortaleça ainda mais as oportunidades de aprendizado dos nossos alunos através do seu objetivo principal que é oferecer à população o melhor serviço de saúde” - afirmou.  

O Provedor Antônio Valério Morillas Júnior agradeceu pela presença de todos e afirmou que, além desta nova ala destinada para atendimentos particulares, toda a Maternidade será reformada até o final do ano. “Estamos inaugurando hoje essa nova ala, onde serão atendidos convênios e particulares. Mas a reforma continua em andamento. Até o final do ano, com a participação da sociedade, que tem feito doações, nós estaremos entregando para a comunidade de São Carlos e região a nova Maternidade, totalmente remodelada e reformada, o que vai trazer uma qualidade assistencial melhor do que nós já fazemos hoje”, disse. 

SAIBA MAIS SOBRE PREÇOS E PLANOS DA NOVA ALA DA MATERNIDADE
CONTATO: 3509-1281/ 3509-1233