Santa Casa de São Carlos realiza Semana da Humanização 2019


Várias atividades foram oferecidas aos funcionários
Data da Notícia: 05/10/2019 01:53:32

Com objetivo de acolher e interagir, o Centro Integrado de Humanização da Santa Casa de São Carlos promoveu a 10ª Semana da Humanização para os funcionários. Neste ano, o tema escolhido Vamos cuidar de quem cuida, incentivou a valorização do trabalhador no hospital.

Durante a semana, os colaboradores participaram de diversas palestras como: Alimentação Saudável, Humanização Trabalhada e um momento de reflexão e organização das emoções na roda de conversa intitulada Vamos falar dos nossos sentimentose Oficina do Ser.  Também foram oferecidas, em parceria com o Sesc e Senac, Ginástica Laboral e Quick Massage. Além dessas atividades, os colaboradores também puderam mostrar suas habilidades artísticas no Show de Talentos.

De acordo com a psicóloga e coordenadora do Centro Integrado de Humanização, Juliana Fernandes Tedesco, para cada ano é escolhido um tema. Neste ano, a semana foi preparada exclusivamente para o funcionário. Temos que cuidar do nosso colaborador para que ele tenha condições de promover o cuidado com o doente. Ele precisa saber que é importante e valorizado na Instituição, pois tem um papel fundamental no processo do hospital, isso reflete na qualidade do atendimento do paciente, afirma a psicóloga.

Sempre foi uma política da Santa Casa oferecer um tratamento humanizado aos nossos pacientes e funcionários. É de fundamental importância investir naquele que tanto se dedica pra cuidar do próximo. Afinal, o trabalho do enfermeiro é um dos trabalhos mais difíceis e gratificantes. Valorizamos cada colaborador. E eventos como esse,  mostram o quão importante ele é para a Instituição, ressalta o Provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Jr.

Além das atividades oferecidas aos funcionários, dentro da programação, um momento muito especial comoveu a todos os presentes. A equipe organizadora do evento escolheu um médico que se destaca por ter um atendimento diferenciado e humanizado, com base nos relatos dos pacientes e colegas de trabalho e depoimentos à Ouvidoria. Foi o médico Plantonista de Urgência e Emergência, Alan Galli da Silva. Ele foi homenageado em reconhecimento pelos seus valorosos serviços prestados aos pacientes. O médico se emocionou com a surpresa, e confidenciou momentos importantes da sua vida:

Fiquei muito surpreso, não esperava esse reconhecimento. Acho que não faço nada além do que é o meu trabalho, é meu dever cuidar da melhor forma possível de cada paciente que passa pelo SMU. É um desafio diário manter a qualidade do atendimento quando o número de pacientes só aumenta. Por esse motivo, tento oferecer a minha melhor atenção e carinho para o doente que entrou aqui sem nenhuma esperança de solucionar o caso. Sempre sonhei ser médico e ter a possibilidade de ajudar o próximo me incentiva a continuar no caminho certo. Gostaria de dar um abraço em cada paciente e colega de trabalho que me atribuiu essa homenagem. Agradeço a equipe que me escolheu e a Santa Casa por essa valorização profissional. Isso me incentiva e me faz acreditar que minha conduta está correta. Me dá confiança pra exercer minha profissão e melhorar cada vez mais, declara emocionado o médico Alan Galli.

Ainda no evento, o médico confessou momentos difíceis que enfrentou com a família. Passei por um momento muito difícil, quando eu ainda era estudante de medicina. Infelizmente  perdi uma filha com 11 meses de idade. Ela nasceu com uma síndrome muito rara. Vivemos pouco tempo juntos, mas ela me deu forças pra seguir nessa profissão pela qual sou tão apaixonado. E isso faz com que eu me torne cada dia mais, um profissional dedicado . Tenho a sorte de ter pais maravilhosos e uma esposa que apoia a minha profissão. Hoje em dia, a minha maior motivação pra seguir com o meu trabalho é a minha outra filha, Maria Julia, que já tem dois anos.

Confira outras fotos em: https://www.facebook.com/santacasasaocarlos/