A Santa Casa de São Carlos realizou nesta semana encontros com diversos vereadores para solicitar a destinação de emendas parlamentares ao hospital.
De quarta a sexta-feira, o presidente da Câmara de São Carlos, Roselei Françoso (MDB), e os vereadores Lucão Fernandes (MDB), Cidinha do Oncológico (PP), ambos da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Robertinho Mori (União), Azuaite Martins de França (Cidadania), Professora Neusa (Cidadania), Elton Carvalho (Republicanos), Djalma Nery (PSOL), Bira (PSD), além de assessores dos vereadores Bruno Zancheta (PL) e Rodson Magno (PSDB), foram recebidos no Auditório Alois Partel pelo Provedor Antônio Valério Morillas Júnior e pelos diretores Dr. Roberto Muniz Júnior, Dra. Carolina Toniolo Zenatti e Mario José Calderaro, onde se colocaram à disposição da instituição.
“Existe uma grande parceria da Câmara Municipal com a Santa Casa. A gente conhece o trabalho bem desenvolvido aqui e as dificuldades, porque estamos sempre aqui no hospital acompanhando”, disse o presidente da Comissão de Saúde, Lucão Fernandes (MDB).
Durante uma das reuniões, o vereador Robertinho Mori (União) sugeriu a realização de uma audiência pública para também levar o conhecimento do tema à população. “Como comissão, realizaremos uma audiência pública na Câmara, onde vamos mostrar, não só para a população, mas também aos demais vereadores e outras autoridades, a dificuldade que o nosso hospital vem atravessando. Tenho certeza que vamos encontrar meios de ajudar a Santa Casa”, explicou Lucão Fernandes.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Roselei Françoso (MDB), explicou que, a partir de 2023, após a Câmara Municipal aprovar uma alteração na Lei Orgânica do Município referente ao orçamento, os vereadores devem destinar obrigatoriamente pelo menos 30% de suas emendas à saúde pública. “Cada vereador terá a possibilidade de auxiliar nas questões da saúde com emendas parlamentares. Os vereadores sabem o trabalho que a Santa Casa desenvolve e essas emendas impositivas devem colaborar para a melhoria do trabalho no hospital. Esse é um recurso já garantido no orçamento e agora cabe aos vereadores fazerem esse trabalho de destinação”, afirmou o Presidente da Câmara de São Carlos.
O Provedor agradeceu pela atenção dos vereadores e reforçou que a colaboração do Legislativo é fundamental para manter a instituição funcionando e atendendo a população de São Carlos e região (Descalvado, Porto Ferreira, Ibaté, Dourado e Ribeirão Bonito). “É muito importante a participação da Câmara, com os vereadores se inteirando das dificuldades que a Santa Casa está enfrentando em decorrência da defasagem da tabela SUS, do novo piso salarial da enfermagem e da explosão do custo dos medicamentos, nos ajudando a buscar soluções para a continuidade da atenção e do atendimento com qualidade para a população de São Carlos e região”, afirmou Antônio Valério Morillas Júnior.
“Esse apoio político constante dos vereadores é muito importante neste momento para que consigamos superar essa crise que, frise-se, não é só da Santa Casa de São Carlos, mas das Santas Casas e hospitais filantrópicos do Brasil, que respondem por mais de 60% de todo o atendimento do sistema público”, completou o Provedor.