A Santa Casa de São Carlos realizou, na segunda (02/10) e terça-feira (03/10), o lançamento do projeto de Gestão por Competências - Desenvolvendo Talentos e Impulsionando Resultados.
No período foram realizados seminários de sensibilização e oficinas de montagem de PECs (Perfil Estruturado por Competências) com colaboradores ocupantes de todos os cargos da Instituição.
A empresa responsável pela implantação do projeto é a Fator RH, especializada em recursos humanos hospitalares e com mais de 20 anos de experiência.
De acordo com o consultor Fabrizio Rosso, o modelo de gestão irá ajudar a estruturar o perfil de cada cargo dentro da Santa Casa de São Carlos. "O que eu preciso para ocupar este cargo? Quais são as minhas habilidades que tenho que trazer para entregar resultados nesta função? Os líderes vão ter ferramentas para gerenciar melhor suas próprias equipes de trabalho e seu próprio desempenho, porque ele, líder, também será avaliado com base nos critérios do perfil estruturado por competências do seu cargo. O projeto de Gestão por Competência vai profissionalizar a gestão de pessoas dentro da Santa Casa de São Carlos", disse Rosso.
Para iniciar o projeto, foi criado um Comitê Estratégico para definição das competências organizacionais da Instituição. A partir disso, o processo terá duas etapas: a primeira envolvendo as lideranças do hospital e a segunda com os colaboradores.
"Na primeira etapa, nós vamos fazer a avaliação de desempenho de todos os líderes da Santa Casa. Quando todos os líderes estiverem avaliados por competências, de acordo com os critérios do seu cargo, nós vamos colocar três metas técnicas para esses líderes alcançarem. Se a maioria dos líderes entregarem um resultado e alcançar essas metas, nós estamos com um processo que provavelmente já está maduro o suficiente para avançar para a etapa 2, que é inserir os colaboradores, técnicos e auxiliares no processo”, explicou o consultor da Fator RH.
O Gerente de Recursos Humanos da Santa Casa, Samir Rodrigues, disse que a implantação do modelo visa alinhar o desenvolvimento dos profissionais que aqui atuam com os objetivos e metas organizacionais.
"Essa ferramenta de gestão propiciará uma base de informações consistente, com a implantação do perfil por competências de todos os cargos existentes na Instituição, visando contribuir nos processos de seleção (principalmente os internos), bem como nas necessidades de desenvolvimento de competências essenciais para o propósito da Instituição com os seus profissionais e com seus clientes”, disse.
O Provedor do hospital, Antônio Valério Morillas Junior, ressaltou a importância do modelo, utilizado nas melhores empresas do mercado. "Nosso objetivo com a implementação desse projeto é desenvolver cada vez mais nossos talentos e impulsionar resultados na instituição. Fico muito feliz pelo envolvimento de todos do nosso corpo diretivo. Este é um projeto que conta com total apoio da alta administração da Santa Casa de São Carlos", disse.