Santa Casa de São Carlos implanta protocolo Manchester neste sábado
A Santa Casa de São Carlos implantará a partir de sábado, dia 11 de abril, o protocolo Manchester de Classificação de Risco
Data da Notícia: 09/04/2015 18:07:29
Na tarde de hoje, 9, o médico Lenon Tiossi e a enfermeira Juliana Tiossi, ambos coordenadores do Pronto Socorro, e ainda a enfermeira Annie Jiupato coordenadora da Maternidade receberam representantes do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) equipe de resgate das concessionárias das rodovias que cortam a região, Polícia Militar, além dos representantes das secretarias de saúde das cidades de São Carlos, Dourado, Ribeirão Bonito, Descalvado, Ibaté e Porto Ferreira para a apresentação dos novos fluxos internos na recepção dos pacientes no Pronto Socorro como na Maternidade, com a classificação de risco.
O Manchester, que é usado internacionalmente por ter comprovação científica, pretende assegurar que a atenção médica ocorra com a urgência da gravidade clínica apresentada pelo paciente, e não mais pela ordem de chegada no hospital.
O novo sistema utilizará pulseiras em cores com uma escala de gravidade do caso. O paciente é classificado em uma das cinco prioridades por número, nome e cor para chegar a observação médica inicial.
Entenda a classificação por cores:
Emergência (vermelho) - Risco imediato de perder a vida
Muito Urgente (laranja) - Risco imediato de perda de funções de órgão e membros
Urgente (amarelo) - Condição que pode se agravar sem atendimento
Pouco Urgente (verde) - Baixo risco de agravo imediato à saúde
Não Urgente (azul) -- Sem risco imediato de agravo à saúde
/Imagens/Noticias/
/Imagens/Noticias/
/Imagens/Noticias/
/Imagens/Noticias/
/Imagens/Noticias/
Previous
Next