O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Santa Casa de São Carlos realizou “desejos” de alguns pacientes em cuidados paliativos. Em busca de promover momentos de alegria e descontração, a equipe promoveu algumas atividades, entre passeios, jogos de carta e o cultivo de uma horta caseira.
De acordo com a coordenadora do SAD, Gabriela Carizani, a equipe sempre se mobilizou para promover ações como essas com os pacientes e tem como objetivo transformar momentos, proporcionando maior conforto, alegrias e bem-estar ao paciente e familiares acompanhados pelo nosso serviço. “Ver a felicidade e satisfação de todos os envolvidos, pacientes, familiares e profissionais é muito gratificante e fortalece ainda mais nosso trabalho em equipe”, disse Gabriela.
DESEJOS
A ideia de realizar uma lista de desejos aos pacientes começou com um paciente de 68 anos, diagnosticado com tumor cervical. Com dificuldade de locomoção por conta do uso de um cilindro de oxigênio, ele relatou a vontade de sair de casa para passear pelas ruas. A equipe se organizou e conseguiu levá-lo para um passeio no bairro onde mora.
Após a ação, outras vontades do paciente vieram à tona, como ir até o quintal para ver árvores frutíferas e também fazer algumas atividades junto com a esposa, como cozinhar. Foi então que a fisioterapeuta e a terapeuta ocupacional do serviço apresentaram a ideia de realizar uma lista de desejos, preenchida semanalmente. Como o primeiro desejo do paciente foi fazer uma horta, as profissionais providenciaram alguns itens, como temperos, terra, vasos, utensílios e materiais de jardinagem para o paciente e a esposa.
Outro desejo atendido pela equipe foi de uma paciente em cuidados paliativos oncológicos. Sempre se referindo a dores nas costas e no corpo, ela comentou com a fisioterapeuta que sempre gostou de jogar buraco. A equipe então organizou uma jogatina com a paciente, que ficou muito feliz, não se queixando de dor em nenhum momento.
Vale ressaltar que atualmente a equipe do SAD acompanha aproximadamente 70% de pacientes em cuidados paliativos, possibilitando uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e familiares, que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento.
Sendo assim, o acompanhamento e essas ações que a equipe promove são capazes de melhorar a qualidade de vida, controlar os sintomas e trazer benefícios ao paciente e familiares.CA DA REGI