Procura por atendimento na Santa Casa de São Carlos aumenta 80%

Unidades foram fechadas por falta de médicos. Atendimento na UPA da Vila Prado, única em funcionamento, aumentou 100%, segundo a prefeitura.
Data da Notícia: 05/04/2017 15:43:58

Após o fechamento de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), em São Carlos (SP), o número de atendimentos no Pronto Socorro da Santa Casa aumentou cerca de 80% desde janeiro e o tempo de espera para passar pelo médico pode chegar a oito horas, segundo o superintendente do hospital. Na única UPA em funcionamento na cidade, o atendimento aumentou 100%, segundo a prefeitura.

“Tinha uma média de 3 mil a 3,3 mil atendimentos por mês, hoje estamos com quase seis mil atendimentos por mês. Nós temos dois médicos na porta de atendimento de urgência e emergência, que é onde recebe todos esses pacientes. A estrutura é exatamente a mesma nos últimos três meses, como não consigo aumentar a minha produção, no caso de aumento de número de médicos, a gente não consegue melhorar o tempo de espera do paciente”, explicou o superintendente Daniel Bonini.

A professora Cristiane da Silva foi até o hospital e reclamou da demora para o atendimento médico. “Meu marido teve um problema no joelho e faz uma hora que estou aqui aguardando e não sei que horas vou sair. Ele ainda vai passar por um clínico, não sei se vai ser atendido por um ortopedista”, declarou.

A vendedora Samantha Damiano também não se conforma com a situação. “Eu acho um absurdo uma UPA daquele tamanho, com aquela infraestrutura, todo dia passo lá e tem um monte de ambulâncias e tudo fechado”, disse.

Vila Prado

Em janeiro, as unidades dos bairros Cidade Aracy e Santa Felícia foram fechadas por falta de médicos. Após pouco mais de um mês e meio, a UPA do Cidade Aracy chegou a ser reaberta, mas foi fechada novamente. Não há previsão para a reabertura da UPA do bairro Santa Felícia.

A situação também aumentou a demanda da UPA da Vila Prado em 100%, segundo a prefeitura. A unidade é a única que está funcionando na cidade.

“Eu moro no Santa Felícia e vim trazer meu primo que está com dor de dente. Se a UPA do nosso bairro estivesse aberta, o atendimento seria muito mais rápido e eficaz. A gente vindo para cá sobrecarrega todos os bairros e vai ter demora no atendimento”, disse a atendente Rosa Batista Rodrigues.

Sem poder usar a UPA do Cidade Aracy, a promotora de vendas Daniela Luiz Pereira precisou de ajuda da sogra para chegar até a Vila Prado. “Ela veio do São Carlos 8, nos buscou em casa e trouxe aqui. Se viesse de ônibus ia demorar mais de uma hora. Meu filho está com febre e meu marido caiu da escada e está com o braço inchado”, contou.

Contratação de médicos

A Secretaria de Saúde informou que o quadro de médicos da UPA da Vila Prado foi reforçado com contratações feitas em março e que as unidades do Cidade Aracy e do Santa Felícia só vão voltar a funcionar quando houver um número mínimo de médicos para garantir o atendimento, mas não deu prazo para que isso aconteça.

O Hospital Universitário também registrou aumento na procura. Em dezembro do ano passado, o número de atendimentos foi inferior a mil, já em fevereiro foram registrados mais de 2,3 mil, sendo 60% deles da pediatria.

As consultas no hospital são feitas apenas por agendamento e encaminhamento de Unidades de Saúde ou UPA. O telefone para marcação é (16) 3509-2408.

Após fechamento de UPAs, procura por atendimento na Santa Ca-1