De instrumentos cirúrgicos a equipamentos de ponta. A verba pra todas essas aquisições foi doada pelo Rotary Clube de Porta Westfalica de Minden, na Alemanha.
O presidente, Michael Dumschat, veio checar de perto como o investimento estava sendo aplicado. A visita durou pouco mais de uma hora. "Foi bom perceber que o dinheiro foi investido como planejado. Que a equipe que trabalha na maternidade é muito competente. E saber que vai ajudar não só agora, mas também no futuro", afirma Dumschat. Ele acredita que como tudo está funcionando muito bem, outros projetos como estes podem se concretizar.
Com o investimento, foram comprados monitores, incubadoras para bebês, caixas com instrumentos, mesa cirúrgica e muitos equipamentos de última geração. "Como o bilicheck: um exame que demora de 4 a 6 horas pra ficar pronto, pra saber se o bebezinho, que está amarelinho, vai pra luz ou não, agora em em 10, 20 segundos fica sabendo, o próprio médico do berçário faz o teste e decide na hora. Isso é um ganho não só na rapidez, como diminui custo do tratamento, como também melhora o atendimento. Em vez de coletar sangue do bebê, que é algo extremamente difícil, o médico faz só um furinho, coleta uma gotinha de sangue e já é o suficiente pra fazer o teste", explica o coordenador do Banco de Leite e integrante do Rotary São Carlos Norte, doutor André Giusti.
Outro equipamento de ponta que está na lista é o Baby puff. Ele monitora a frequência respiratória, pressão respiratória e a quantidade de oxigênio para pesar fralda. Tem tambe´m a balança para pesar fralda. Ao medir o peso da fralda, ela calcula com precisão, a quantidade de líquido que o bebê precisa repor. Tem também a balança. Investimentos importantes em tecnologia para trazer mais saúde à população: "A gente tem que frisar a parceria dos Rotarys, especialmente a do Norte, que vêm investindo no social. Você beneficia a cidade de São Carlos e toda região, com uma qualidade de primeiro mundo no atendimento público.