Completa-se um ano que o Rotary Clube São Carlos Pinhal doou pouco mais de US$40 mil para aquisição de equipamentos e mobiliário para o Pronto-Socorro da Santa Casa de São Carlos.
Ao se converter em real para o câmbio da época, esse valor chegou aproximadamente a R$ 130 mil que foram convertidos na compra de respiradores, monitores cardíacos, oxímetros portáteis, eletrocardiógrafo, macas de hidráulica e mobiliários para a reestruturação do setor de Urgência e Emergência do hospital.
Nesse período, os equipamentos trouxeram uma melhora significativa na assistência prestada a uma população de aproximadamente 400 mil habitantes. A Santa Casa é referência em Urgência e Emergência para cinco cidades da região o que abrange esse contingente.
A Sala Amarela atendeu a cerca de 110 pacientes por mês. Em um ano equivale a 1.320 pacientes de alta e médica complexidade com necessidade de suporte intensivo assistidos em 13 especialidades como cardiologia, neurocirurgia, ortopedia, cirurgia geral e nefrologia.
A Sala Amarela entra no eixo de Urgência e Emergência. Com isso, ela é a retaguarda da Sala de estabilização. O paciente que chega com o quadro clínico grave, após estabilizado hemodinamicamente, passa pela Sala Amarela para aguardar vaga para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
DÉFICIT DE UTI
A Diretoria Regional de Saúde III (DRSIII) estadual apontou que a Regional de Saúde de São Carlos tem um déficit de aproximadamente 40 leitos de UTI. A Sala Amarela ameniza essa deficiência ao oferece ao paciente e consequentemente à população leitos dotados com equipamentos de alta performance de suporte à vida.
Doações com a do Rotary Clube São Carlos Pinhal vem ao encontro das necessidades desse hospital que tem como missão atender de forma beneficente e universal a população que busca pelo serviço de saúde.
A qualidade desse atendimento está atrelada aos investimentos em tecnologia com equipamentos de ponta e na qualificação dos profissionais aqui trabalham. A visão generosa e precisa dos rotarianos do Clube São Carlos Pinhal ajuda e esta instituição a seguir a sua vocação que é cuidar de vidas.