Novos membros da CIPA tomam posse na Santa Casa

Com a pandemia da COVID-19, a equipe do SESMT investiu nas novas tecnologias para realizar a votação
Data da Notícia: 23/11/2020 09:49:25

A Santa Casa de São Carlos, juntamente com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), realizou a cerimônia de posse dos novos membros da CIPA Gestão 2020/2021. A nova equipe da CIPA é composta por 30 integrantes, sendo que 15 foram eleitos por meio de votação e 15 foram indicados pela diretoria do hospital.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é uma equipe formada por colaboradores de diversos setores da Instituição. O principal objetivo é auxiliar o SESMT nos cuidados quanto à saúde e à segurança do trabalhador, desenvolver ações de melhorias no ambiente de trabalho, prevenir acidentes e doenças decorrentes das atividades diárias.

A Coordenadora de Qualidade, Ana Casale, é a nova presidente empossada e foi indicada pela Instituição. Ana assumiu o cargo que foi ocupado pelo Analista de Qualidade, Antônio Marcos Rossi. A nova presidente falou sobre o desafio e comentou que a proposta é dar continuidade ao excelente trabalho realizado pela gestão anterior.

“Estou muito feliz por ter sido indicada pela Instituição. Isso me motivou ainda mais. Será um grande desafio, pois a CIPA é bastante ativa e participativa no hospital e atua junto aos trabalhadores. A equipe eleita é muito comprometida e motivada, isso é muito importante para o desenvolvimento das atividades. Queremos trazer ao trabalhador uma conscientização continua na prevenção de acidentes e em situações de risco, e também um olhar diferenciado não só na parte técnica, mas também no lado pessoal, como a prevenção de doenças e a qualidade de vida do trabalhador”, explica a nova presidente da CIPA.

Em virtude da pandemia do Coronavírus, o SESMT precisou inovar na votação. O processo, que nos anos anteriores foi feito com cédula de papel, neste ano se deu por meio eletrônico. Os membros do SESMT e a equipe da CIPA passaram nos setores com um tablet em mãos, por meio do qual os colaboradores puderam dar o seu voto.

Para o Técnico de Segurança do Trabalho, Diego Ataíde Pereira, o novo sistema digital facilitou bastante a votação. “Neste ano, sugerimos um processo inovador e eficiente. Com essa prática, foi possível respeitar todos os protocolos de saúde e distanciamento que são determinados, conseguimos evitar uma possível aglomeração nos setores, evitamos o deslocamento das pessoas e ainda tivemos uma economia com as cédulas de papel. Para a apuração dos votos, utilizamos uma plataforma eletrônica bastante confiável. Outra novidade foi o treinamento dos cipeiros, que também se deu por um programa digital. Todas as atividades e dinâmicas foram preparadas de forma eletrônica para que cada um pudesse ter acesso e fazer os treinamentos”, comenta o Técnico.

A cerimônia contou também com um momento muito especial. Os organizadores do evento prestaram uma homenagem ao amigo Heber Silva Siqueira, que faleceu em abril deste ano. “O Heber foi muito participativo na CIPA e estava sempre pronto a ajudar.  Ele foi um grande exemplo de cipeiro”, conta Pereira.

O Técnico de Segurança do Trabalho, Anderson Rodrigo Malimpensa, ressaltou a importância do apoio da CIPA na Instituição. “A quantidade de candidatos inscritos neste ano superou as expectativas. Os cipeiros são fundamentais para dar continuidade às ações de segurança e no trabalho de vistoria realizado pelo SESMT no hospital. Todos os integrantes que passaram pela capacitação virtual têm como atribuição identificar situações de risco como orientar sobre a prevenção e combate a incêndio, preparar mapas de riscos, reforçar o uso correto e frequente dos EPIs, propor melhorias, entre outras funções. Intitulamos essa nova equipe de Inova CIPA Santa Casa São Carlos, pois foi preciso inovar em todo o processo para que conseguíssemos formar a Gestão 2020/2021. Foi um grande desafio, mas tivemos bons resultados com o novo modelo digital”.

O provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, destacou a importância da CIPA para o hospital e colocou a Provedoria à disposição. “A CIPA tem um papel extremamente essencial no hospital. Além de trabalhar a prevenção e levar esclarecimento para os colaboradores, a Comissão investiga os acidentes que ocorreram e buscam melhorias. Temos uma grande preocupação, pois a área da saúde é o seguimento com mais ocorrências de acidentes de trabalho nos últimos anos, principalmente com materiais perfuro-cortantes. O trabalho realizado pela CIPA é fundamental para conscientizar sobre a prevenção de acidentes e prevenir possíveis riscos. A Comissão tem que ser atuante, colaborativa, informativa e propor mudanças para que possamos, cada vez mais, preservar a integridade de todos os colaboradores. Contem com o apoio da Provedoria nas decisões e medidas preventivas. Juntos, podemos ajudar na prevenção e segurança de todos os profissionais do hospital”, comenta o provedor.