No Mês Mundial da Doença de Alzheimer, Santa Casa sedia oficina de prevenção

Saber mais sobre a doença é importante já que pode ser tratada e se agrava com o tempo
Data da Notícia: 17/09/2019 14:51:35

O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Santa Casa, voltado aos cuidadores de idosos, em parceria com a ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer, Sub-Regional São Carlos), realizaram uma oficina de estimulação cognitiva, com objetivo de orientar a população sobre as causas, tratamentos e como prevenir a doença.

O que é Alzheimer?  É uma doença neurológica que se manifesta por deterioração cognitiva e perda da memória, causada pela morte de células cerebrais. Na maioria dos casos, compromete as atividades diárias e causa alterações comportamentais. A demência acomete principalmente os idosos com mais de 65 anos.

A oficina, que foi realizada no auditório da Santa Casa, teve como público-alvo os cuidadores de idosos e familiares de pacientes assistidos pelo SAD.

O evento foi conduzido pela Terapeuta Ocupacional e Coordenadora da Abraz SP, Sub-Regional São Carlos, Ana Claúdia T. Barros. Durante a oficina, os participantes conheceram vários jogos e atividades para trabalhar a memorização do paciente.

De acordo com Ana Cláudia, as oficinas oferecidas durante o mês de setembro, são fundamentais para esclarecer dúvidas e melhorar a qualidade de vida tanto do paciente como do cuidador que acompanha diariamente os estágios da doença: “é muito importante estimular o cérebro, fazer exercícios que estimulem a atenção, a memória, a linguagem, o cálculo, tudo o que precisa no dia-a-dia pra continuar atuando de maneira independente. Essa oficina é pra eles terem uma ideia do tipo de material que o idoso pode usar pra estimular a memória diariamente, afirma Ana.

“O evento foi muito importante, pois as dinâmicas aprendidas na oficina vão acrescentar bastante no meu trabalho diário como cuidadora”, conclui a participante e cuidadora de idosos, Nilza Oliveira.

A doença, que ainda não tem cura, se agrava com o tempo. Mas o tratamento adequado pode retardar o avanço do Alzheimer e fazer com que o paciente tenha uma qualidade de vida melhor. Por isso, é importante que o diagnóstico seja dado o quanto antes. Os principais sintomas são: perda da memória, facilidade de esquecer as coisas, dificuldade em executar tarefas e mudança no humor e comportamento.

Vale ressaltar que a leitura e a prática de atividade física, acompanhadas por uma alimentação saudável, são algumas das formas de se evitar a doença. Além da convivência em grupo.