As médicas do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Santa Casa de São Carlos concluíram a pós-graduação em cuidados paliativos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O aprendizado na área enriquece as habilidades e conhecimentos na assistência compassiva a pacientes e famílias durante momentos sensíveis.
Cerca de 70% dos pacientes acompanhados pelo SAD encontram-se em cuidados paliativos atualmente. A especialização proporcionou a Julia Felix da Silva e Mayra de Fátima Martins de Oliveira a oportunidade de ter um contato mais profundo com o tema, com reflexões sobre o trabalho interprofissional na lógica do cuidado e na melhoria da qualidade dos atendimentos.
“O cuidado paliativo é uma estratégia de assistência que visa ao conforto e à manutenção da dignidade humana diante de doenças graves e potencialmente ameaçadoras à vida. Pudemos oferecer um suporte emocional mais abrangente aos familiares e desenvolver habilidades de comunicação”, disse Julia.
Com a conclusão da pós-graduação, essas profissionais estão ainda mais capacitadas para fornecer um suporte holístico e humano, não apenas do ponto de vista médico, mas também emocional e espiritual.