IEP SE TORNA SÍTIO DE CAPACITAÇÃO COM CURSOS INTERNACIONAIS EM CARDIOLOGIA E RCP

EM PARCERIA COM HCOR, PROFISSIONAIS TERÃO FORMAÇÃO PARA ATENDIMENTOS EM EMERGÊNCIA COM CERTIFICADO PELA AMERICAN HEART ASSOCIATION (AHA)
Data da Notícia: 24/07/2023 11:10:29

O Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da Santa Casa de São Carlos, em parceria com o Hospital HCor, se tornou um sítio de capacitação oficial dos cursos da American Heart Association (AHA).

Essa associação é a responsável por publicar as Diretrizes para atendimento em emergência e ressuscitação cardiopulmonar e estabelece os protocolos e treinamentos para realização dos primeiros socorros no mundo todo. Assim, aqueles que participam do curso adquirem habilidades para o manejo de situações de  emergência, em padrão internacional.

Serão oferecidos cursos em Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS), Suporte Básico de Vida (BLS) e Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS).

No sábado (22) e no domingo (23), ocorreram às aulas da primeira turma de ACLS. Composta por alunos de medicina e médicos de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de São Carlos, eles foram instruídos por profissionais do HCor e receberam treinamento para atendimento de emergência nas salas de simulação realística do IEP.

O curso é baseado em práticas de simulação realística em bonecos fidedignos, com reações próximas ao de um paciente, que os alunos vão encontrar no dia a dia. São simulações dos mais variados cenários de emergências cardiológicas e atendimentos das doenças cardiovasculares mais prevalentes.

De acordo com o Gerente do IEP, André Mascaro, o hospital adquiriu todos os recursos para oferecer os treinamentos. Dessa forma, profissionais de saúde de São Carlos e região terão maior facilidade em receber a capacitação por contarem agora com um sitio local.

“Estamos bastante satisfeitos em trazer a formação para o IEP - Santa Casa. Trata-se de cursos de excelência, com parceiros reconhecidos como HCor e AHA. Isso valoriza não somente os conteúdos ofertados e as simulações, mas também  permite aos alunos acesso a  uma certificação que hoje se tornou  pré-requisito para atuar em diversos ambientes da saúde, principalmente hospitais e unidades de pronto atendimento”, disse Mascaro.