HUMANIZAÇÃO REALIZA ÚLTIMO ENCONTRO DE 2021 DO PROJETO OFICINA DO SER

Os coordenadores de enfermagem participaram de dinâmicas de grupo que fortaleceram a confiança e o trabalho em equipe
Data da Notícia: 28/12/2021 17:03:14

28 de dezembro de 2021 – O Centro Integrado de Humanização da Santa Casa realizou, nesta terça-feira (28), o terceiro e último encontro de 2021 do “Oficina do Ser”. Treze Coordenadores de Enfermagem participaram do projeto e foram convidados a relatar suas dificuldades, conquistas e aprendizados ao longo do ano. Também participaram de uma dinâmica em grupo, que ajudou a refletir sobre valores como confiança e trabalho em equipe.

“A dinâmica consistiu em fazer com que refletíssemos sobre o fato de sermos uma equipe que, muitas vezes, passa pelos mesmos problemas. Mas, quando a gente olha para o lado, é importante saber que o colega pode dar esse suporte e nós também podemos ser o suporte desse colega. O objetivo foi mostrar que, quanto mais coesos formos e quanto mais unidos formos, melhor será o nosso trabalho”, afirma psicóloga do Centro Integrado de Humanização, Thaline Quatrini.

O Gerente de Enfermagem da Santa Casa, Flávio Braga Reis, explica que o projeto começou depois de uma conversa com a Coordenadora do Centro Integrado de Humanização, Juliana Tedesco, no intuito de aprimorar o acolhimento aos Coordenadores de Enfermagem.  “Sou grato à toda equipe da psicologia que agarrou a proposta de criar um momento de reflexão sobre o cuidado, sobre a assistência prestada, principal atividade de qualquer enfermeiro. Com o projeto, cada coordenador foi direcionado a olhar para si mesmo, a cuidar de si próprio, para poder melhor cuidar do paciente. Isso trouxe aos nossos coordenadores o acolhimento, o desenvolvimento pessoal e, principalmente, o desenvolvimento profissional para enfrentar os desafios com sabedoria”, comenta.

Para a Coordenadora de Enfermagem das UTIs Adulto, Flávia Serpa, os encontros foram muito importantes e ajudaram a unir as equipes. “Os 3 encontros proporcionaram momentos de reflexão e fortalecimento da equipe. A gente alivia as tensões do dia a dia, num grupo em que a gente consegue ter plena confiança. E o fortalecimento de todo o nosso trabalho num ano de bastante aprendizado e entrega é fundamental na busca da excelência do atendimento, com foco no paciente”, afirma.

Em 2022, o Projeto Oficina do Ser vai ser mantido e será realizado a cada dois meses. “Os colaboradores que participam se dedicam a cuidar das pessoas. E com esses encontros, nós proporcionamos a oportunidade de eles serem cuidados. Precisamos cuidar dos funcionários para que eles possam estar bem para dedicar o melhor deles para os pacientes. O hospital é um ambiente muito triste: lidamos com perdas, adoecimento de pessoas jovens, de crianças. É lógico que isso causa impacto em nós, que somos profissionais de saúde. Nos envolvemos, sofremos com isso. Então, poder dar esse momento, ser um canal para que eles possam trabalhar esses sentimentos, é investir na saúde mental dos funcionários”, explica a Coordenadora do Centro Integrado de Humanização, Juliana Tedesco.