Voluntários do Projeto “Era Uma Vez” visitaram pacientes e profissionais de saúde da Santa Casa no sábado de Natal (25). O grupo doou bonecas, carrinhos e naninhas na Pediatria, Maternidade, UTI Neonatal, UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Intermediários. Os voluntários também entregaram mais de 650 livros doados pela Igreja Adventista e mais de 500 cartas com mensagens de incentivo escritas por crianças e adultos das igrejas evangélicas “Geração de Cristo”, “Semear”, “Comunidade Evangélica Missionária”, “Igreja Batista Nova Canaã”, “Igreja Batista Raízes”, “Ekklesia” e amigos.
Dezoito voluntários participaram da ação. Além dos presentes, 8 integrantes do grupo prepararam um repertório especial com canções natalinas. “Foi muito gratificante presenciar a reação tanto dos pacientes quanto dos profissionais de saúde, que se emocionaram com as mensagens das cartas e com os presentes que demos. Em alguns casos, os pacientes internados não conseguiam ler as cartas sozinhos. E os voluntários do grupo leram por eles. Foi uma sensação indescritível também”, afirma Araci Guimarães, técnica em radiologia da Santa Casa.
O Grupo “Era Uma Vez” nasceu há 6 anos e foi idealizado pela Araci. No início, eles começaram fazendo contação de histórias na Pediatria uma vez por semana. Daí a origem do nome. “Eu trabalho na Santa Casa há quase 25 anos e sempre acreditei no poder do acolhimento para a recuperação dos pacientes. Um dia, num relato de um grupo de jovens da Igreja Adventista, surgiu a ideia de criar o Projeto, que teve apoio do então Pastor Marcelo Rezende. Atualmente, Valdineia Ribeiro e eu somos as coordenadoras do grupo”, conta Araci.
A enfermeira Mayara Damazio estava de plantão no Natal e foi uma das funcionárias da Santa Casa a receberem a cartinha com mensagens de incentivo. “Eu me emocionei muito pelas palavras escritas na cartinha. Era a mensagem que eu precisava ouvir naquele momento”, conta.