EQUIPE MULTIDISCIPLINAR REALIZA AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AVC

Data da Notícia: 14/11/2023 10:55:30

Para celebrar o Dia Mundial de Combate ao AVC, uma equipe multidisciplinar da Santa Casa realizou uma série de iniciativas com o propósito de sensibilizar tanto os profissionais da saúde quanto os pacientes sobre a importância do reconhecimento e socorro imediato diante dos sinais de AVC.

Os membros da equipe distribuíram panfletos informativos e conversaram com os funcionários e pacientes da Santa Casa. A ação de conscientização também foi realizada nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de São Carlos.

Também houve uma palestra realizada no hospital que foi conduzida pelo Dr. Vitor Pugliesi, coordenador da Neurologia da Santa Casa. Durante a apresentação, o neurologista abordou dados relevantes sobre a doença e ressaltou a importância dos cuidados essenciais de enfermagem. Como incentivo à participação, foram promovidos sorteios de brindes entre os participantes.

PRINCIPAIS SINTOMAS DO AVC

O AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, orovocando uma lesão cerebral que gera um sintoma de forma súbita. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.

Existem alguns sinais que o corpo dá que ajudam a reconhecer um Acidente Vascular Cerebral. Os principais sinais de alerta para qualquer tipo de AVC são:

Principais Sintomas do AVC:
Fraqueza de um lado do corpo
Alteração ou perda de visão
Dificuldade para falar
Desvio de rima labial (sorriso torto)
Desequilíbrio e tontura
Alterações na sensibilidade
Dores de cabeça fortes e persistentes
Dificuldade para engolir

Uma das formas de identificar um AVC é fazer o Teste SAMU:
1.Sorriso: peça para a pessoa sorrir e verifique se um lado do rosto não se mexe.
2.Abraço: verifique se a pessoa consegue elevar os dois braços como se fosse abraçar ou se um membro não se move.
3.Música: peça à pessoa para cantar uma música e veja se ela enrola as palavras.
4.Urgente: Caso os sintomas estejam presentes, chame uma ambulância ou vá a um pronto atendimento

Lembre-se: no caso de sinais ou sintomas do AVC deve-se ligar imediatamente para o SAMU 192 para ser atendido e referenciado para um centro especializado de combate ao AVC. Nunca se deve colocar no carro ou chamar outro socorro, pois isso pode levar o paciente para um lugar não adequado ao tratamento do AVC. O SAMU é o transporte seguro indicado e o referenciamento correto.