EQUIPE DO C TÉRREO RECEBE HOMENAGEM DE IRMÃ DE PACIENTE VÍTIMA DA COVID

Profissionais receberam presentes por atendimento prestado ao paciente Cássio Baraldo.
Data da Notícia: 04/07/2022 14:40:22

A equipe da Enfermaria Clínica do C Térreo da Santa Casa foi homenageada pela irmã do paciente Cássio Baraldo, de 62 anos, que entregou cestas com comidas juninas aos profissionais. Ele ficou 20 dias internado no hospital por complicações da Covid-19 e faleceu dia 18 de junho.

Renata Baraldo explica ter acompanhado o irmão durante todo o período no hospital. Por ter sido tratada com muito carinho pelos profissionais, decidiu retribuir. “Como ele faleceu, tudo o que eu fiz foi em nome dele. A minha mãe e o Cássio fariam o mesmo”, disse.

Cássio permaneceu por 16 dias na Unidade de Terapia de Intensiva (UTI) antes de ser transferido ao C Térreo. Neste primeiro momento, foi acompanhado pelo médico Daniel Foreste Iriarte. “Além de profissional, humano, atencioso, foi um amigo, pois o tempo todo foi verdadeiro e sempre me tratou com muito carinho. Ele tornou aqueles dias difíceis mais leves”, disse Renata.

O Dr. Daniel salienta ser gratificante poder trazer conforto para os familiares, que sofrem tanto quanto as pessoas que estão internadas. “O trabalho bem alinhado de toda a equipe proporciona melhor cuidado ao paciente, além do acolhimento aos familiares, e temos desenvolvido isso diariamente durante as visitas”, afirmou.

Renata relembra também a generosidade da técnica em enfermagem, Ely Camargo, por ir com ela até a enfermeira chefe, Daniele Rodrigues, e pedir permissão para entrarem no quarto de isolamento onde Cássio estava. Com todo o preparo e cuidados necessários, elas foram autorizadas a entrar e Renata teve seu último contato com o irmão. “Ele reagiu com a boca e com os olhos. Foi maravilhoso. Foi realmente a despedida, mas pude falar que eu o amava muito, que onde ele fosse teria muita luz”, contou.

O Gerente de Enfermagem, Flávio Reis, junto com a coordenadora de Enfermagem Simone Loboschi, explica ser necessário um olhar humanizado do profissional em momentos delicados como esse e, em nome da equipe, agradeceu pela homenagem. “Isso mostra para toda a equipe que o nosso trabalho está sendo construído na prática do cuidado integrado aos nossos pacientes”, disse.

Poucas horas após a visita da irmã, Cássio se foi. “Naquele momento eu senti paz, como se minha missão estivesse cumprida. Acredito que hoje ele esteja em paz, que realmente acabou seu sofrimento”.

“Quero deixar meu muito obrigada à Santa Casa e, em especial, à técnica de enfermagem da UTI, Ely Souza Camargo, à enfermeira Daniele de Cassia Gigante Rodrigues, ao técnico de enfermagem Leandro Eduardo de Lima Diniz, e ao Dr. Daniel Iriarte. Que Deus, com sua infinita bondade e misericórdia, abençoe e proteja vocês”, agradeceu Renata Baraldo.