O Departamento de Enfermagem em conjunto com a equipe multiprofissional, por meio da Educação Continuada e Permanente da Santa Casa, realizou, na semana passada, um treinamento de Atendimento em Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) Infantil.
A capacitação foi realizada em parceria com o Instituto Passo 1, com a palestra da enfermeira mestre Ana Beatriz Velozo. O objetivo foi instruir os profissionais das áreas assistenciais neonatal e pediátrica do hospital.
A RCP infantil é um conjunto de manobras emergenciais utilizadas para salvar pacientes que estão em parada cardiorrespiratória, caracterizada pela ausência de pulso e de respiração. A fisioterapeuta e a enfermeira da Educação Permanente e Continuada, Carolina Munno e Rosângela Souza, destacou que, apesar de ser um assunto complexo, a aplicação desta técnica de forma adequada é fundamental para salvar vidas.
"O conhecimento, competência, habilidade e destreza da técnica do protocolo e das diretrizes sobre o assunto possibilitam aos profissionais uma ação mais assertiva da equipe e, consequentemente, um agir imediato e coordenado quando os sinais e sintomas da PCR são perceptíveis", disseram Carolina e Rosângela.