CONTRIBUINTES E EMPRESAS PODEM DOAR PARTE DO IMPOSTO DE RENDA À SANTA CASA

Hospital obteve, em 2022, registro no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e no Conselho Municipal do Idoso.
Data da Notícia: 19/12/2022 10:52:34

Os contribuintes (pessoas físicas) e empresas (pessoas jurídicas) agora podem doar parte do imposto de renda para a Santa Casa de São Carlos.

Neste ano, o hospital obteve o registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e no Conselho Municipal do Idoso (CMI).

Com isso, até o dia 31 de dezembro, as pessoas jurídicas podem doar 1% do imposto devido para a instituição. Para as pessoas físicas, há dois prazos diferentes: quem doar até o dia 31/12, pode destinar até 6% do imposto; já quem fizer a doação a partir de janeiro, no entanto, poderá doar apenas até 3%.

“O procedimento para doação é simples e rápido, a doação pode ser feita através do site do Fumcad, onde você escolherá para qual entidade deseja destinar e o boleto será emitido para pagamento. Guarde o comprovante do pagamento e apresente ao seu contador quando for elaborar sua declaração no ano que vem, ou se você mesmo faz, é só lançar na ficha de pagamentos efetuados o valor doado”, explicou Fabio Bacchini, Contador e Diretor do Bacchini Contabilidade.

Segundo a Gerente de Captação de Recursos, Angela Oioli, o dinheiro destinado à Santa Casa deverá, obrigatoriamente, ser integralmente aplicado na realização de projetos voltados às crianças e aos idosos. “Por exemplo, se a Santa Casa receber R$ 50 mil de doação por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ela tem que fazer um projeto de atendimento para crianças e adolescentes dentro do hospital e encaminhar para o conselho, que vai analisar se esse projeto é viável, se está de acordo com a norma, e pode vir aqui visitar o espaço, entender o que nós vamos fazer e então deliberar ou não pela liberação da verba para esse projeto”, disse.

Ainda segundo Oioli, é importante que a população e empresários entendam que o imposto de renda terá de ser pago de qualquer forma, mas com a doação de parte dele é possível ajudar a Santa Casa e outras entidades que prestam serviços fundamentais para crianças, adolescentes e idosos em São Carlos. “Eu peço que você busque se informar sobre o assunto com o seu contador ou com alguém que entenda e deixe esses valores para as entidades de São Carlos. Com certeza, se todos colaborarem, a prestação de serviços para a área social da cidade vai melhorar muito”, afirmou a Gerente de Captação de Recursos.

O Provedor Antônio Valério Morillas Júnior destaca que as doações são fundamentais para a manutenção da instituição. “Eu queria agradecer a população por toda a contribuição com a instituição durante o ano de 2022. Isso possibilitou a não suspensão de atendimentos e a ampliação de serviços públicos e com qualidade”, disse.

“Agora, finalizando o ano, eu acho extremamente importante também fazer mais esse pedido de ajuda para a sociedade são-carlense, com a finalidade de destinar parte do seu imposto de renda para as obras e serviços da Santa Casa nas áreas da criança, do adolescente e do idoso. É muito importante que a população e a nossa sociedade, mais uma vez, faça essa doação para que a Santa Casa possa continuar melhorando e ampliando seus serviços de saúde pública para o nosso município e região”, complementou o Provedor.

ATENDIMENTOS DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E IDOSOS EM 2021

Em 2021, a Santa Casa realizou 246 mil 510 atendimentos. Do total, 38.669 foram pacientes acima de 60 anos e 5.513 de crianças e adolescentes.

COMO DOAR

Para doar, o contribuinte deve acessar o site www.doefumcad.com e clicar em doar agora. Faça seu cadastro e depois escolha a instituição Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. Coloque o valor da doação (veja com seu contador o melhor valor). Baixe o boleto bancário e faça o pagamento. Após o pagamento, basta lançar na sua declaração anual de Imposto de Renda.

Para mais informações, entre em contato com a Central de Captação de Recursos pelo telefone (16) 3509-1270 ou pelo WhatsApp (16) 99230-9294.