Coletora de Resíduos Hospitalares é homenageada pela Santa Casa

Com a ajuda dela, o hospital mudou as regras de descarte de resíduos para evitar o desperdício
Data da Notícia: 18/10/2019 11:16:36

Na última segunda-feira, dia 14, a colaboradora Patrícia Mendes de Oliveira foi homenageada pelo Diretor Técnico da Santa Casa de São Carlos, Dr. Marcelo Lourencini Puga, pela Supervisora Central de Relacionamento, Cleonice Faria e pela Gerente de Operações, Mariana Pelegrinotti.

O motivo da homenagem é o fato de a colaboradora ter um olhar mais atento sobre os materiais que estavam sendo deixados dentro das caixas de papelão para serem descartados. Por inúmeras vezes, ao desmontar as caixas de papelão para facilitar a coleta, a colaboradora identificou que remédios, luvas, seringas, entre outros produtos que podem ser aproveitados, estavam sendo esquecidos nas caixas. Ela passou, então, a recolher esses materiais para devolver para o hospital e também a alertar os superiores sobre esse problema.

Patrícia começou a trabalhar na Santa Casa como Auxiliar de Limpeza e hoje atua como Coletora de Resíduos Hospitalares. Seu trabalho diário é reunir e desmontar, com a ajuda de um carrinho, todas as caixas de papelão recebidas dos setores para serem descartadas.

A colaboradora se emocionou com a homenagem, e disse que nunca imaginou que uma atitude tão simples, fosse fazer a diferença, de alguma maneira, nas normas da Instituição. “Essa homenagem é um grande presente. Neste mês de outubro, completa três anos que trabalho na Santa Casa. Gosto do meu trabalho e faço com muito amor. Sempre lutei por melhorias, pois acredito que pequenos desperdícios podem prejudicar o hospital. Venho de uma família batalhadora. Por esse motivo, me dedico ao meu trabalho, pois sou o sustento da minha casa”, afirma Patrícia.

De acordo com o Diretor Técnico da Santa Casa, Marcelo Lourencini Puga, a iniciativa da Patrícia foi fundamental na revisão e mudança do processo de trabalho. Além disso, contribuiu para que algumas providências fossem tomadas no hospital para evitar o descarte desnecessário de produtos. Ficou determinado que, a partir da solicitação da colaboradora, todas as caixas de papelão deverão ser totalmente desmontadas antes do descarte e armazenamento no expurgo ou na sala de utilidades.

Com essa medida básica, é possível colaborar com a segurança dos coletores de resíduos hospitalares, evitando algum risco, e também garante que nenhum material seja rejeitado sem necessidade ou conferência.

“A repercussão das nossas ações são do tamanho do nosso empenho em executar cada uma das nossas tarefas. E o trabalho da Patrícia, além de ter mudado toda uma rotina dentro da Instituição, nos alertou sobre os riscos em que estávamos inseridos sem saber. Então, profissionais como ela, comprometidos com o seu trabalho, que executam suas funções com amor e dedicação, fazem toda diferença pra uma empresa em qualquer nível de atuação. E dentro da Santa Casa, ter pessoas com esse comprometimento com o trabalho, faz toda a diferença. E nós temos a obrigação, enquanto gestores e administradores, em reconhecer tudo isso e passar pra ela a importância do trabalho dela”, afirma Dr. Marcelo.

A colaboradora ressalta que, ações como essa, mostram que os gestores se preocupam com as melhorias do hospital e também com os funcionários.  “

“Agradeço ao Dr. Marcelo pela homenagem, por reconhecer o meu trabalho e valorizar minha simples sugestão. É meu dever e obrigação zelar pelo hospital. Minha maior alegria é meu trabalho e minha família. Sou grata ao meu trabalho, e me esforço pra melhorar cada dia mais”, comenta Patrícia.