Os analistas contábeis, David Garcia e Raphael Verri, colaboradores da Santa Casa de São Carlos, foram convidados pelo Departamento Regional de Saúde de Araraquara - DRS III, para ministrarem uma oficina sobre o novo sistema eletrônico de Prestação de Contas do Estado, o SANI (Sistema Integrado de Apoio a Gestão da Coordenadoria de Gestão Orçamentária e Financeira da Secretaria da Saúde). A ação aconteceu na Universidade Paulista (UNIP), em Araraquara.
A oficina teve como finalidade oferecer, aos participantes de outras instituições da região, um pouco mais de conhecimento sobre o novo sistema informatizado de Prestação de Contas das verbas recebidas pelo Governo do Estado de São Paulo para auxiliar as entidades filantrópicas. O SANI faz a gestão orçamentária e financeira de processos e documentos repassados através de convênios. Além de comprovar as despesas de maneira eletrônica, o sistema facilita todo o processo de trabalho do colaborador, evitando assim, a tradicional forma física de entrega de nota fiscal, documentação e atas de papel.
Os representantes da Santa Casa, que se tornaram uma referência na região, conseguiram ajudar os participantes de outros hospitais, entidades e prefeituras. Eles falaram um pouco sobre a experiência já adquirida com o novo sistema. David destaca que a implantação do novo sistema é um ganho para a Santa Casa e para as outras instituições: “o sistema veio pra potencializar o nosso trabalho. Com o método antigo era preciso juntar todas as notas dentro de uma caixa e levá-las pra prestar contas no DRS III. Hoje, isso se tornou mais fácil. Estamos trabalhando no sistema já faz algum tempo, e isso nos ajudou a transmitir as informações para o participantes. Sempre fomos unidos a outros hospitais. E esse é nosso objetivo: aprender cada vez mais pra ajudar quem precisa do nosso apoio. Me sinto muito valorizado pelo meu trabalho e reconhecimento. Isso mostra que estamos no caminho certo para atingir sempre os objetivos”, ressalta David.
“Basicamente montamos o passo-a-passo estruturado do começo ao fim, apresentamos as funcionalidades de cada parte do sistema e mostramos na prática como funciona. Esse sistema é uma novidade, por isso me sinto lisonjeado por nos darem essa oportunidade de transmitir algo que também estamos aprendendo. Pra gente é muito importante essa valorização”, enfatiza Raphael.
“Quero parabenizar o David e o Raphael, pois essa apresentação mostrou um pouco do trabalho que já e desenvolvido na Santa Casa da nossa cidade. Estou muito feliz e orgulhosa da equipe que construímos. É muito mais que um convite, é o reconhecimento do trabalho de cada um deles”, afirma a coordenadora de Serviços Financeiros da Santa Casa, Ariellen Guimarães.
O provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, reconhece a importância desse trabalho e salienta que essas ações fortalecem o trabalho da equipe: “Nos deixa muito felizes. Dois trabalhadores da Santa Casa se tornarem referência na região no que diz respeito à prestação de contas. Afinal é um trabalho que exige bastante dedicação. Temos os dois como grandes exemplos. Aproveito para parabeniza-los pelo envolvimento e preocupação com o próximo”.