Campanha organizada por amigos e parentes de Aline Saladini lota Banco de Sangue


Solidariedade faz com que número de doadores seja dez vezes maior que num dia comum
Data da Notícia: 20/09/2019 18:38:35

Aline Bianca Saladini, de 29 anos, continua internada na UTI da Santa Casa de São Carlos. Ela está em coma induzido e a situação é gravíssima. Aline pilotava uma motocicleta quando sofreu o acidente, na Rua Rui Barbosa, no Jardim Macarengo. Segundo testemunhas, ela atingiu um ciclista, perdeu o controle da moto e bateu contra uma árvore.  

O caso comoveu a cidade e mobilizou parentes e amigos, que organizaram uma campanha de doação de sangue. Normalmente, 6 a 10 pessoas comparecem ao Banco de Sangue da Santa Casa todos os dias. Nesta sexta-feira (20/09), pelo menos 100 voluntários foram fazer a doação.

Com o estoque abastecido, nesse momento não temos a necessidade de uma nova mobilização para doação. A paciente Aline não precisa de transfusão de sangue, e temos a preocupação do armazenamento da grande quantidade de sangue, alerta Coordenadora de Enfermagem da UTI Adulto, Tatiana Zanqueta Rodrigues.

Isso porque, os componentes do sangue têm prazo de vencimento. As plaquetas, por exemplo, duram 5 dias e as hemácias, 35 dias. Se o estoque for muito alto e o sangue doado não for usado, as bolsas têm que ser descartadas. E daí, além de jogar fora todo o esforço dos voluntários, é um desperdício de materiais e equipamentos também. Por isso, pra manter o estoque, é preciso que as doações sejam regulares: para que o Banco de Sangue funcione bem, o ideal é que tenhamos 20 voluntários por dia. Por isso, é que distribuímos 20 senhas. Dessa forma, temos sangue suficiente pro atendimento na Santa Casa e não corremos o risco de  que as bolsas percam a validade, ressalta a Biomédica do Banco de Sangue, Thalita Eugênio.

Lembrando que o horário de atendimento do Banco de Sangue é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, e aos sábados, das 8 às 11 horas.