As Voluntárias da Santa Casa de São Carlos abrem o tradicional bazar nesta segunda-feira, 11 de novembro, a partir das 9h. O bazar segue até o dia 14 de novembro e vai funcionar das 9h às 17h, na Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 793 (Casa Verde), ao lado da Santa Casa.
O grupo preparou mais de 600 peças feitas à mão, como guardanapos, toalhas de banho, rosto e lavabo, almofadas e puxa-saco. “Fazer trabalho voluntário é quase que uma terapia. O bem que a gente ganha ao dedicar tempo ao outro, é muito maior do que quem recebe”, diz a coordenadora do Grupo de Voluntárias, Mariângela Pucci.
O bazar é realizado há 19 anos. Começou como Bingo e Bazar, organizado em clubes e igrejas. E há dez anos, as voluntárias resolveram direcionar o trabalho apenas no Bazar, que passou a ser feito duas vezes por ano: em novembro, na Sede do Grupo de Voluntárias; e em dezembro, na entrada principal da Santa Casa.
No ano passado, com as duas edições, foram vendidas mais de 600 peças. Com o valor arrecadado, R$ 16,7 mil, foram comprados 34 colchões e 32 travesseiros para a Santa Casa e dezenas de pacotes de fraldas. Além disso, 13 poltronas dos acompanhantes da Pediatria foram reformadas.
Para esta edição, as peças começaram a ser confeccionadas em fevereiro pelas 30 voluntárias que fazem parte do grupo. Uma delas é a dona Odila Sanches Nosella, de 90 anos. Ela foi voluntária por 16 anos, em São Paulo, na AACD. Há 7 anos, veio morar em São Carlos e passou a ajudar a Santa Casa de São Carlos. Praticamente todos os trabalhos em patchwork foram feitos por ela. “Me sinto viva e realizada fazendo trabalho voluntário. É o que me motiva todos os dias”, diz a dona de casa.
SERVIÇO:
BAZAR DAS VOLUNTÁRIAS
DATA: 11 A 14 DE NOVEMBRO, DAS 9H ÀS 17H
LOCAL: RUA PAULINO BOTELHO DE ABREU SAMPAIO, 793 (CASA VERDE), AO LADO DA SANTA CASA