Banco de Sangue busca doadores para suprir déficit de bolsas sanguíneas
Queda no número de doadores nos últimos três meses provoca saldo negativo de 13,6% na coleta de bolsas sanguíneas Data da Notícia: 08/01/2014 00:00:00
O Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos lança campanha de captação de doadores de sangue, diante do baixo estoque de bolsas sanguíneas. O último trimestre de 2014 foram feitas 1.943 doações e a meta da instituição era atingir 2.250 bolsas sanguíneas. A queda nas doações gerou um déficit no período de 13,6%.
Das 1.943 coletas, apenas 1.169 foi validada. O restante acabou sendo descartado por existir restrição que impedem a doação, o que amplia a déficit no Banco de Sangue para 48% diante da meta estabelecida.
Em 2014, perto de 8 mil pessoas doam sangue na instituição e aproximadamente 11,6 mil pacientes foram beneficiados pelas doações. Mais da metade do sangue coletado atende aos pacientes submetidos a cirurgias no hospital. O Banco de Sangue de São Carlos atende a uma região de aproximadamente cinco municípios e uma população estimada em 390 mil habitantes.
“Nós somos o único Banco de Sangue da cidade e atendemos os hospitais da região, além de órgão de saúde de São Carlos. Com o estoque baixo fica comprometido o atendimento a outras instituições de saúde”, relatou Cesar José Creste Martins da Costa, gerente do Banco de sangue da Santa Casa.
Toda pessoa saudável com idade entre 16 e 67 anos e com mais de 50 quilos pode ser doadora. As pessoas entre 16 e 18 anos necessitam da presença dos pais ou responsável para efetivar a doação. Para doar sangue, a pessoa não deve ingerir bebida alcoólica 24 horas antes da doação.
É importante ressaltar que o doador deve apresentar documento oficial de identidade com foto no ato da doação. Os documentos aceitos são: Carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe.
PARCERIA
A Santa Casa Misericórdia São Carlos estabeleceu parceria com o estacionamento Paraki, localizado na Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 672 (na frente da Santa Casa), para a utilização gratuita do estacionamento pelos doadores de sangue do Banco de Sangue da Santa Casa.
As pessoas poderão estacionar durante o período da doação, basta que levem o comprovante do estacionamento a recepção do Banco de Sangue, o qual será carimbado e certificando a isenção da taxa a ser paga pelo tempo do procedimento.
O horário de funcionamento do Banco de Sangue é das 07h30 às 12h, de segunda-feira a sábado. Vale reforçar que o setor trabalha com coleta agendada de sangue no período da tarde. O doador liga definindo o horário mais adequado para fazer a doação. O estacionamento gratuito também está garantido no período da tarde.
Outras informações pertinentes a doação podem ser adquiridas pelo telefone 3509-1230.