26 de março - Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia


Saiba como proceder ao presenciar uma crise
Data da Notícia: 26/03/2021 18:29:49

A data de hoje, conhecida como purple day (em português, dia roxo), é dedicada à conscientização sobre a epilepsia. Os principais objetivos são desmistificar o preconceito e disseminar informações sobre uma das condições mais antigas que atingem o ser humano.

A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, em que, durante alguns segundos ou minutos, uma parte dele emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Por isso, as crises podem se manifestar de diferentes maneiras, como convulsões e também ausências, quando a pessoa fica com o olhar fixo, perde contato com o meio por alguns segundos ou quando não tem controle de seus atos, fazendo movimentos automáticos, como caminhar sem direção.

O tratamento das epilepsias é feito com medicamentos que evitam as descargas elétricas cerebrais anormais, que são a origem das crises epilépticas, e, em casos mais graves, pode ocorrer intervenção cirúrgica.

Como em muitos casos as crises epiléticas não são previsíveis, as pessoas precisam de ajuda principalmente para não se machucarem durante as convulsões. Por isso, é importante saber como proceder ao presenciar uma crise:


- evite que a pessoa caia bruscamente ao chão;

- tente colocar a pessoa deitada de costas, com a cabeça protegida por algo macio e preferencialmente voltada para o lado, evitando sufocamento com a própria saliva;

- nunca segure a pessoa nem impeça seus movimentos (deixe-a debater-se);

- retire objetos próximos com que ela possa se machucar;

- não tente introduzir objetos na boca do paciente durante as convulsões;

- não jogue água sobre ela nem ofereça nada para ela cheirar;

- permaneça ao lado da pessoa até que ela recupere a consciência;

- se a crise convulsiva durar mais que 5 minutos sem sinais de melhora, peça ajuda médica.

 


Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia