A data de hoje não se trata de uma celebração ou dia comemorativo, mas foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) para ser lembrada e servir como protesto contra um tipo de violência tão comum em todo o mundo.
A violência contra crianças não é caracterizada apenas pela agressão física ou psicológica, mas também é marcada pela carência de proteção e de educação, especialmente durante a primeira infância e as principais fases de desenvolvimento. Garantir um ambiente seguro, propício para a aprendizagem e que favoreça o bem-estar, é fundamental para que crianças e adolescentes cresçam saudáveis.
Se você convive com alguma criança, esteja sempre atento a sinais como: dificuldade para dormir ou sono agitado; diminuição ou aumento exagerados de apetite; alterações repentinas no rendimento escolar e mudanças bruscas no comportamento. Caso perceba algum ou alguns desses indícios, converse com a família ou ofereça ajuda à criança, pois garantir sua segurança é um compromisso com o futuro.