História

Para prestar uma homenagem a seu filho José, falecido em Jaboticabal, o sr. Francisco Domingos de Sampaio e sua senhora Anna Miquelina Ferraz de Sampaio resolveram que destinariam uma quantia em dinheiro à fundação de uma Santa Casa em São Carlos.

A iniciativa do casal contagiou a sociedade e uma comissão foi organizada para dar início ao projeto.

Em 12 de abril de 1891, celebrou-se no então Teatro Ypiranga uma grande reunião, que daria início a construção do edifício da Santa Casa. O primeiro pavilhão ficou pronto em 1893.

No mesmo ano, violenta epidemia de febre amarela assolou São Carlos e o pavilhão contruído foi transformado em Hospital para doentes, tendo prestado grande serviço. Durante a epidemia foi constituída uma comissão de socorros.

Terminados os trabalhos com a epidemia essa comissão entregou o saldo do valor obtido para prestar ajuda à Santa Casa.

Nesta mesma época foi reformulado o estatuto, dando-se um caráter religioso à Irmandade.

Em 1º de novembro de 1899, realizou-se com grande solenidade a inauguração do Hospital da Santa Casa. E, desde então, a Santa Casa nunca parou.

Muitos são os nomes que podemos orgulhosamente citar por terem prestado valiosa ajuda à Santa Casa, mas queremos dizer que toda a população de São Carlos tem nos amparado prestando poderoso auxílio ao longo desses anos.

E-mail Banco de Sangue - clique aqui
ligue: (16) 3509-1230

E-mail telemarketing - clique aqui
ligue: (16) 3509-1270

Parceiros:
Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 573 Vila Pureza, São Carlos - SP     •     Telefone: (16) 3509-1100